IMPRENSA

12/04/2022IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Custos pressionam resultados da indústria do cimento

A acelerada elevação dos custos de produção da indústria do cimento, aliada ao avanço da taxa de juros e inflação, somadas ao ambiente de instabilidade geopolítica mundial têm contribuído significativamente para o baixo desempenho de vendas do setor.

Perante esse ambiente instável, a indústria cimenteira verifica significativos reajustes em seus insumos tais como refratários, gesso, sacaria, frete marítimo e rodoviário e coque de petróleo – item com maior participação no custo de produção do cimento – que chegou a 37% de incremento, apenas no primeiro trimestre do ano.

A dimensão do impacto do custo do coque para a indústria pode ser avaliada quando verificamos que de 2020 ao primeiro trimestre de 2022 seu preço foi majorado em 485%!

Todo esse ambiente foi determinante para que as vendas de cimento registrassem uma retração de 2,2% nos três primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2021. Em termos nominais foram comercializadas 14,9 milhões de toneladas no trimestre, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

Resultados_Preliminares_Mar22

Tags:, , , , , ,

Revoke Consent