IMPRENSA

27/12/2011IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Cyrela constrói obra emblemática no Rio Grande do Norte

A ABCP finalizou o serviço de apoio técnico a uma grande obra da construtora Cyrela Plano & Plano em Natal (RN), que se tornou referência para o setor da construção civil do Nordeste na utilização do sistema de alvenaria estrutural racionalizada com blocos de concreto. O empreendimento L’Acqua Condominium Club está sendo erguido em um terreno de cerca de 42 mil metros quadrados e possui 464 unidades, distribuídas em cinco torres de 18 e 20 andares.

“Fizemos o acompanhamento e o controle dos serviços da alvenaria, bem como a coleta de dados dos seus índices de produtividade e consumo, através da consultoria especializada da empresa Tecomat”, disse o gerente NNE da ABCP, Eduardo Moraes. Segundo ele, a parceria da ABCP com a construtora  foi importante para mostrar aos engenheiros e arquitetos do setor que é possível construir prédios mais altos com a tecnologia e que a mesma apresenta diversas vantagens para o construtor, como obra organizada e limpa, redução considerável dos entulhos e desperdício muito baixo.

Através de um convênio firmado entre ABCP, Tecomat e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi levantado um histórico de desenvolvimento da obra, além de terem sido analisados os recursos físicos, feito o controle tecnológico e observados os aspectos julgados importantes quanto à acuidade dos serviços executados. Os resultados obtidos, com os índices de melhoria alcançados, serão divulgados para todas a cadeia da construção civil do País.

O gerente de Engenharia da Cyrela Plano e Plano no Rio Grande do Norte, Arnaldo Carneiro Júnior, comentou a experiência da empresa na utilização da alvenaria estrutural com blocos de concreto em empreendimentos no Estado. “O sistema é um processo muito industrializado e por isso tem mais controle. Estamos conseguindo formar cultura na sociedade de Natal para esse processo construtivo, que tem muitas vantagens se comparado aos demais.

Resultados: Através da coleta de dados dos índices físicos na obra, foi possível registrar algumas melhorias de desempenho e consumo da alvenaria estrutural com blocos de concreto. No tocante à produtividade da mão-de-obra direta, foram obtidos valores que variam  de 15 a 25 metros quadrados de alvenaria por profissional, por dia trabalhado, gerando um número médio de 20 m²/dia/pedreiro. Quanto aos índices de consumo, foram compilados dados da utilização de argamassa de assentamento de blocos, chegando a um valor médio de 20 quilos de material por metro quadrado de alvenaria. “Analisando os gráficos, conseguimos relacionar que a produtividade de mão-de-obra decresce com avanço vertical da edificação, mostrando que é possível melhorar o transporte de materiais”, explicou o consultor da Tecomat, Edgard Falcão.

Tags:

Revoke Consent