Descarbonização, transição energética e inovações tecnológicas na agenda prioritária do setor da construção
De 6 a 8 de novembro, o Renaissance Hotel São Paulo foi palco da 8ª edição do Congresso Brasileiro do Cimento – CBCi – principal evento das cadeias de valor do cimento e produtiva da construção.
Durante os três dias de Congresso, recebemos 430 participantes, 51 conferencistas, distribuídos entre 18 palestras e 7 mesas-redondas, além de especialistas internacionais, autoridades e lideranças empresariais de setores integrados à cadeia produtiva da construção.
Foram mais de 30 horas de uma experiência enriquecedora com muita troca, interação e network. Contamos com o apoio institucional de mais de 40 empresas e entidades setoriais e 30 patrocinadores que acreditaram na retomada de um dos principais eventos do setor.
Durante o Congresso, foram debatidos os novos e definitivos caminhos da cadeia produtiva da construção que passam impreterivelmente pelas reformas e políticas públicas que impactam todo o segmento e por temas como descarbonização, legislações e aspectos ambientais como a circularidade de resíduos e a redução da emissão de CO2, emprego de combustíveis alternativos, sustentabilidade, produtividade e inovação tecnológica na produção, além da aplicação do cimento e seus sistemas construtivos nas áreas habitacionais, de urbanização, de logística de transporte relacionadas a infraestrutura nacional.
Um importante marco do CBCi foi o lançamento das bases do Roadmap Net Zero para acelerar a transição rumo a uma economia neutra em carbono no Brasil até 2050.
Ainda na agenda ambiental, o Congresso apresentou o Panorama do Coprocessamento 2023 (ano base 2022), no qual celebramos a melhor marca desde o início das medições. Ao todo foram cerca 2,9 milhões de toneladas de CO2 evitados no período.
Importante ainda destacarmos os avanços tecnológicos na habitação brasileira e como eles desempenham um papel fundamental na promoção da inovação e no desenvolvimento do setor da construção, amplamente debatida pelos principais especialistas do mercado durante o CBCI.
O Congresso trouxe à pauta ainda os investimentos em rodovias e o papel do concreto, investimentos na malha ferroviária, políticas públicas, regulamentações, programas de financiamento e a adoção de práticas mais modernas para o desenvolvimento da infraestrutura do país.
A busca por soluções integradas que abordem as necessidades da população, promovam a justiça social e a inclusão, ao mesmo tempo em que reduzam os impactos ambientais negativos também tiveram seu destaque.
Todos esses temas consolidaram o Congresso Brasileiro do Cimento, com principal evento das cadeias de valor do cimento e produtiva da construção. Temos orgulho de nossa trajetória e ao mesmo tempo a clareza de nossa responsabilidade pelo futuro, tratando de temas relevantes e dos novos caminhos da indústria e a favor do crescimento sustentável e do desenvolvimento econômico e social do país.
Que venha a próxima edição, em 2025!