Edificações
No setor formal de construção civil, os edifícios de múltiplos andares com estrutura de concreto armado representam a principal aplicação do cimento portland. Além de aspectos técnicos e econômicos, essa preferência do mercado pelo concreto encontra também respaldo histórico: a primeira norma técnica brasileira, a NB1 (atual NBR 6118), tratava justamente das estruturas de concreto.
A cultura de uso do cimento e do concreto – com destaque inclusive na arquitetura moderna – deu ao Brasil grande respeitabilidade nessas áreas de pesquisa e aplicação. Além da arquitetura, o país dispõe de grandes profissionais e escolas nas áreas de cálculo e de materiais, que também vêm recebendo atenção especial da indústria do cimento, desenvolvedora de novos insumos.
A melhor prova da evolução das estruturas de concreto – e do cimento em especial – é a tendência universal de aplicar-se concreto de alta resistência às estruturas, e a exigência de elevar a durabilidade das estruturas. Como o tema é novo, a ABCP dispõe de curso que visa preparar nossos engenheiros para o emprego do concreto de alto desempenho, também conhecido por CAD.