IMPRENSA

15/08/2011IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Edifício e-Tower: mais uma vez à frente nas pesquisas de CAD no país

Por Carla Costa*

Já está à disposição do público a versão digital da tese de doutorado “Avaliação de pilares de concreto armado colorido de alta resistência, submetidos a elevadas temperaturas”[1], defendida pelo engenheiro Carlos Amado Britez no Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

A tese baseou-se em uma pesquisa desenvolvida no Departamento de Engenharia de Construção Civil e no Laboratório do Segurança ao Fogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e contou com o apoio da ABCP. É o primeiro estudo experimental em que corpos-de-prova em tamanho real (Figura 1) – réplicas dos pilares do subsolo do edifício e-Tower (Figura 2) – foram ensaiados para avaliar a reação ao fogo do concreto armado no Brasil.

Britez observou a influência da idade do concreto, o efeito de escala (dimensões dos corpos-de-prova) nos resultados dos ensaios e a importância da pigmentação à base de óxido de ferro de concretos coloridos para perícia pós-incêndio de estruturas de concreto.

Confira a versão digital disponível para download em arquivo PDF: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-31052011-170216/pt-br.php

 

Referências

[1] BRITEZ, C. Avaliação de pilares de concreto armado colorido de alta resistência, submetidos a elevadas temperaturas. Tese (Doutorado), 2011. 252 p. Ed. rev. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-31052011-170216/pt-br.php. Acesso em 11 ago. 2011.

[2] BRITEZ, C. Avaliação de pilares de concreto armado de alta resistência, submetidos a elevadas temperaturas. Exame de qualificação de dissertação (mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo: PCC/EPUSP, 2008. 75 p.

[3] Tecnum Construtora. Edifícios comerciais. Portfólio. São Paulo. Disponível em: http://www.tecnum.com.br/portf_edificiocomer.htm. Acesso em: 22 abr. 2009.


 

* Carla Neves Costa é engenheira civil pela UNISANTA, mestre e doutora em Engenharia Civil (área Estruturas) pela Escola Politécnica USP, pós-graduanda do curso de especialização em Divulgação Científica do Núcleo José Reis da USP e estagiária na Assessoria de Imprensa do IPT (bolsista do projeto MídiaCiência/FAPESP de Divulgação Científica).

Tags:, , ,

Revoke Consent