IMPRENSA

12/02/2020IMPRENSA, Noticias, Sul

Em Florianópolis, começam as obras de atualização do Sistema INFRACITIES no Sapiens Parque

A ABCP e o projeto Soluções para Cidades, por meio do Escritório Regional de Santa Catarina, dão apoio técnico às obras em pavimento de concreto

Começam neste mês, no Sapiens Parque, o parque de inovação de Florianópolis-SC, as obras de atualização do sistema INFRACITIES, criado pela startup catarinense Infracities, voltada a soluções sustentáveis para infraestrutura e mobilidade. A ABCP e o projeto Soluções para Cidades, por meio do Escritório Regional de Santa Catarina, dão apoio técnico ao projeto, em especial às obras em pavimento de concreto.

A atualização do sistema INFRACITIES traz novas funcionalidades, como melhorias no pavimento intertravado visando maior acessibilidade, sistema de proteção das redes de infraestrutura contra raízes, aplicativo utilizando realidade aumentada para visualização das redes e sistema de alarme por sensoriamento óptico de última geração, desenvolvido no Brasil para gestão de segurança contra furtos e falhas em redes subterrâneas. Estas melhorias, que vêm sendo desenvolvidas há mais de três anos, ampliam o portfólio de benefícios do sistema frente ao modelo atualmente empregado, trazendo inúmeras vantagens, além de disponibilizar tecnologias ainda não ofertadas atualmente, melhorando seu desempenho a baixo custo de implantação e operação.

Piso intertravado

O novo piso intertravado, com cantos retos, além da fácil construção e manutenção a baixo custo, oferece como vantagem adicional melhoria importante na sua superfície, tornando o deslocamento mais agradável, ampliando aspectos relacionados a acessibilidade, principalmente quanto ao uso de equipamentos que utilizam rodas, como patinetes, carrinhos de bebê e cadeiras para PCD.

Sistema antirraízes

O sistema de proteção das redes contra raízes vem ao encontro da política de arborização de nossas cidades, tornando estes espaços mais agradáveis, visto que em muitas cidades a arborização é suprimida devido ao danos causados às redes de infraestrutura, tanto aérea quanto subterrânea.

Realidade aumentada

Em fase de testes, o aplicativo de realidade aumentada Infravia Ar, desenvolvido exclusivamente para o sistema INFRACITIES pelo Centro de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), introduz uma forma inovadora de visualização e gestão das informações de todas as redes do sistema, integrando-as em uma única base de dados. A medida, além da exata localização das redes, aumentando sua segurança, permite a gestão integrada dos ativos, reduzindo custos de operação, principalmente nos projetos desenvolvidos em Building Information Modeling (BIM).

Alarme

O sistema de alarme por sensoriamento óptico estabelece um novo padrão na gestão da segurança das redes de infraestrutura e seu entorno, visto que monitora eventos em tempo real.  Por meio de dispositivos como telefones celulares, tablets e computadores, via internet, são detectadas e alertadas com precisão movimentações no pavimento das calçadas e ciclovias, além de ocorrências como escavações não autorizadas, vandalismo, terrorismo, furto dos ativos, vazamentos e anomalias nas redes para ações preventivas segurança.

Sobre o INFRACITIES

A atualização do projeto piloto do sistema INFRACITIES instalado no Sapiens Parque tem como parceiros: Parque Tecnológico Sapiens Parque, Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Pirâmide Pré-moldados, Bentley Systems, SENAI, ALFA SENSE Sensoriamento Óptico e IoT. Conta com apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC), tendo a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) papel fundamental, tanto na implantação do projeto piloto quanto no apoio do desenvolvimento do sistema INFRACITIES, através do programa “Sinapse da Inovação”.

“Outro fato relevante nesta etapa é a importância da participação ativa das concessionárias que operam as redes de infraestruturas, que serão convidadas a participar nas fases de projeto, construção e testes, visando coletar contribuições destas referentes a atualização e propor melhorias ao sistema, visto que também já estão em fase de desenvolvimento futuras atualizações, como o sistema de carregamento para carros elétricos, através dos postes de iluminação pública”, afirma o idealizador do INFRACITIES, engenheiro Aloisio Pereira da Silva.

Tags:, , ,

Revoke Consent