IMPRENSA

21/03/2019IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Entra em vigor ABNT NBR 16738

ABNT publica nova norma de determinação da resistência do cimento

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou no dia 28 de fevereiro de 2019 a norma ABNT NBR 16738 – Cimento Portland – Determinação da resistência de corpos de prova prismáticos. A nova norma é fruto de uma Comissão de Estudo do ABNT/CB-018-Cimento, Concreto e Agregados coordenada pelo gerente de Tecnologia da ABCP, Arnaldo Battagin, com participação de representantes de institutos de pesquisa, academia, laboratórios particulares e empresas do setor de cimento.

Trata-se de um antigo anseio, pois abre caminho para uma futura revisão da norma de especificação de cimento, um passo adicional para enquadrá-la mais próxima dos padrões internacionais. O método prismático, já adotado nos países da União Europeia, Argentina, Uruguai e Japão, entre outros, apresenta vantagens como:

  • adensamento mecânico, em oposição ao adensamento manual da norma ABNT NBR 7215 atual, portanto com menor interferência do operador nos resultados.
  • dispensa de capeamento com enxofre, melhorando as condições ambientais e menor risco à saúde laboral.
  • Eliminação de esforços repetitivos pelo operador, contribuindo para minorar as lesões decorrentes desse trabalho.

Para a aplicação do método há necessidade de uma areia-padrão que até o momento é importada, mas o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo) está em fase final de adequação de produção da areia-padrão ISO, com previsão de fornecimento no segundo semestre de 2019.

Coordenadas para aquisição da nova norma:
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Telefones: SP (11) 3017-3610 – 3017-3644 – 3017-3652
E-mail: atendimento.sp@abnt.org.br
Site: www.abnt.org.br/catalogo

Tags:, , , , , ,

Revoke Consent