IMPRENSA

21/10/2013IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Fiesp moderniza site destinado à indústria da construção

 

O setor da construção, que representa cerca de 8,8% do PIB, ganha ferramenta online que subsidiará consultas e tomadas de decisão de empresários e profissionais

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), está reunindo pela primeira vez conteúdos sobre toda a cadeia produtiva da construção em apenas um lugar: o Observatório da Construção, site especializado do setor. O objetivo é que a nova ferramenta online seja fonte de referência para pesquisas e planejamentos, auxiliando empresas, governo, profissionais e universidades.

A indústria da construção movimenta diversas áreas e tem forte impacto na economia brasileira. Em 2012 o setor apresentou valor adicionado na ordem de R$ 328,5 bilhões, cerca de 8,8% do PIB brasileiro no ano, com 13,4 milhões de pessoas ocupadas em suas atividades. “Este setor é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento do País, e está preparado para atender suas necessidades, seja de infraestrutura, habitação ou saneamento”, afirma Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, diretor titular do Deconcic.

O Observatório da Construção agrega mais de 110 sindicatos e associações, entre indústrias de mineração e transformação, comércio de materiais, sistemas industrializados, construção civil / edificações, construção pesada / infraestrutura, serviços imobiliários e serviços técnicos especializados. Estas entidades, além de institutos de pesquisa e órgãos governamentais, serão as fontes dos conteúdos que a página irá reunir.

Tudo será dividido em seções temáticas, cujo lançamento será realizado em módulos, abrangendo indicadores setoriais, boletins de análise econômica, informações sobre investimento em obras no Estado de São Paulo, inovação e tecnologia, mão de obra, entre outros. O site lançou nesta segunda-feira (21/10/2013) um infográfico que mapeia toda a cadeia produtiva da construção, e prevê para o início de novembro novas seções com estudos técnicos, análises econômicas, legislação, normas e certificações.

Para Manuel Carlos de Lima Rossitto, diretor titular adjunto do Deconcic e coordenador do projeto de modernização do Observatório da Construção, a ideia é que haja sinergia em torno da iniciativa. “O site almeja a troca de expertises e prospecção de parcerias na criação e divulgação de conteúdos de interesse para a cadeia produtiva da construção”.

As informações podem ser acessadas pelo site www.observatoriodaconstrucao.com.br.

 

*Perfil da Cadeia Produtiva da Construção e da Indústria de Materiais e Equipamentos 2013. Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Tags:, ,

Revoke Consent