IMPRENSA

14/04/2023IMPRENSA, Minas Gerais, Noticias

FORECASTING 2023-2024 debate tendências econômicas e tecnológicas

Lideranças empresariais e autoridades governamentais estiveram reunidas nesta sexta-feira, 14, no Sebrae Minas, em Belo Horizonte, para a realização do FORECASTING 2023-2024, evento que debateu questões econômicas, tecnológicas e geoestratégicas atuais e relevantes para o Brasil e mundo. O evento é uma realização do Sindinfor (Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais) e do Sebrae Minas, com apoio do Conselho de Inovação da FIEMG, da Fundação Dom Cabral e da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O presidente da ABCP e SNIC, Paulo Camillo Penna, foi representado no evento pela engenheira Virginia Firpe, da ABCP Minas.

Os temas debatidos no FORECASTING devem orientar decisões estratégicas nas áreas de tecnologia e na indústria de modo geral nos próximos anos. Para isso, o evento trouxe à pauta questões como: a expectativa de crescimento do Brasil nos próximos dois anos, impactos remanescentes da guerra na Ucrânia na economia e na inflação, políticas públicas e tendências para o mundo nos próximos dois anos.

O evento contou com a participação de especialistas como Mário Sérgio Carraro Teles, economista chefe da CNI, Paulo Vicente Alves, professor da Fundação Dom Cabral especialista em macrocenários estratégicos, e Fábio Veras, empresário, PhD, conselheiro da ANATEL, presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG e presidente do Sindinfor. As perspectivas dos palestrantes são positivas para a construção civil.

Na opinião do Mário Sérgio Carraro Teles, da CNI, a construção civil deverá ser o setor que vai segurar a queda do PIB da indústria em geral, impedindo que o desempenho seja negativo. Isto devido ao longo tempo de maturação dos empreendimentos imobiliários, que seguem em obras. Já o professor Paulo Vicente Alves, da Fundação Dom Cabral, está otimista com o aporte financeiro mundial na América do Sul, que indica novas oportunidades para a indústria local. “Não temos as guerras da Ásia, as inseguranças políticas e econômicas e os custos dos países do Norte, desenvolvidos mas caros”, disse. Na sua opinião, 2023 deve ser um ano de dificuldades financeiras, mas ele acredita em uma retomada já na metade de 2024. A inteligência artificial (IA), por sua vez, deve também trazer mudanças significativas para as empresas, tanto na tomada de decisões como na política de compliance, na gestão dos recursos humanos e no mapeamento do consumo.

 
 

Virginia Firpe, da ABCP Minas, representando o presidente da ABCP e SNIC, Paulo Camillo Penna, ao lado de Marcelo de Souza e Silva, presidente do Sebrae Minas

Tags:, , , , , , , , , ,

Revoke Consent