IMPRENSA

14/12/2011IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Fortaleza debate a melhoria das calçadas em Seminário

Mais de 160 pessoas estiveram presen-tes no 2º Seminário Estadual de Calçadas Acessíveis de Fortaleza, realizado no CREA/CE e promovido pelo Instituto da Cidade, CREA/CE e Universidade Federal do Ceará, com o apoio da Regional NNE da ABCP.

A Associação participou da programação do seminário, com três palestras que enfatizaram o uso do pavimento intertravado na execução dos passeios públicos, abordando, principalmente, os aspectos de sua aplicação dentro das normas da ABNT.

Na ocasião, o gerente da ABCP NNE, Eduardo Moraes mostrou ao público as tecnologias que vêm sendo utilizadas para pavimentar calçadas, destacando a tecnologia dos intertravados. “Mostramos aos profissionais e representantes dos órgãos públicos presentes que os blocos intertravados também podem ser dispostos de modo a tornar o sistema permeável, o que ambientalmente é mais atrativo”, disse.

A programação do seminário trouxe uma palestra do diretor técnico da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana da cidade do Recife (Emlurb/PE) Antônio Valdo, que falou sobre pavimento e reurbanização do centro da capital pernambucana. O encontro também contou com a presença do diretor técnico do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), José Ramalho, que abordou as normas brasileiras de pisos intertravados.

Segundo a engenheira da Jotadois Pré-Moldados, Ana Beatriz Carvalho, o seminário foi importante para as questões de acessibilidade do Ceará. “O ideal seria que esse projeto fosse direcionado também para o interior do Estado pelas dificuldades que existem lá. Gostei muito da palestra do diretor da Emlurb sobre a orla da praia de Boa Viagem, no Recife, que deveria ser um exemplo para nossa cidade”, comentou. Outros assuntos abordados no seminário foram: “O Estatuto da Cidade e Acessibilidade”, “Soluções Urbanísticas para os Municípios Cearenses”, “Calçadas Acessíveis: Um Direito de Todos” e “Calçadas Acessíveis – As melhores práticas e soluções”.

Tags:

Revoke Consent