Goinfra capacita engenheiros para o uso do pavimento de concreto
O pavimento de concreto foi a solução escolhida para recuperar as principais vias de acesso no Centro-Oeste brasileiro. Além de ser uma solução mais econômica e sustentável, apresenta uma longa durabilidade, que pode ultrapassar 30 anos, e consequentemente a redução dos custos com manutenção.
As vantagens do sistema construtivo, que incluem ainda a redução do consumo de combustível e pneus, e a diminuição do número de acidentes, foram apresentadas a engenheiros durante o Workshop: Pavimento de Concreto em Goiás, promovido pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) em parceria com a ABCP, com apoio da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e participação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
O encontro atendeu a demanda da Goinfra para aprimorar a oferta de mão de obra em infraestrutura rodoviária em Goiás. A atualização técnica é importante para a condução de projetos arrojados de implementação de rodovias com vida útil prolongada, aos moldes do projeto em execução na GO-210, no município de Rio Verde. A rodovia passará por uma transformação inédita em obra de recuperação, isso porque a pista atual será substituída, nos dois sentidos, por via duplicada de concreto, cuja duração é de até 30 anos.
Já em Brasília, a rodovia DF-095, conhecida como Via Estrutural, teve todo o seu asfalto recoberto por pavimento de concreto, numa técnica conhecida como whitetopping, tornando-se a primeira do Distrito Federal a ter essa tecnologia em toda sua extensão, de 26 km. O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), em parceria com a ABCP, tem como objetivo garantir mais mobilidade entre importantes regiões do DF com uma vida útil do pavimento mais duradoura. Essa solução, presente hoje em outras vias do DF, utiliza o concreto na reabilitação de pavimentos asfálticos deteriorados, sem necessidade de grandes intervenções, pois é aplicado diretamente sobre o asfalto danificado.
Exemplos como esse reforçam a necessidade de investimento em infraestrutura, sobretudo em qualificação. Em Goiás, a indústria do cimento se orgulha em seguir alinhada com a agenda de infraestrutura do Estado e poder contribuir com a recuperação das vias com o pavimento de concreto.
As vantagens dessa solução também foram reconhecidas pela ABDER, que firmou parceria com a ABCP, durante o workshop da Goinfra. O acordo prevê cooperação técnica e científica no sentido de desenvolver e implementar projetos e inovações tecnológicas, assessoria técnica, capacitação e aprimoramento dos técnicos dos seus associados e demais órgãos rodoviários e de seus contratados quanto aos sistemas construtivos à base de cimento e suas aplicações.
A formalização desse acordo representa para a indústria uma nova etapa do uso qualificado da tecnologia do pavimento de concreto, que reforçará ainda mais sua presença em distintas regiões, condições de tráfego, solo e clima e dará continuidade ao desenvolvimento do pilar estratégico da inovação, tão valorizada pelo setor cimenteiro.