IMPRENSA

22/12/2011IMPRENSA, Minas Gerais, Noticias

Habitação de Interesse Social é tema de Fórum em Minas

Com um déficit habitacional de mais de 16 mil domicílios, Ribeirão das Neves, no vetor Noroeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem grandes desafios com respeito à habitação de interesse social. Para debater o tema, ABCP e a Prefeitura de Ribeirão das Neves realizaram em dezembro de 2011, nessa cidade, o Fórum Municipal de Habitação de Interesse Social.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social, realizado na cidade, indicou que Ribeirão das Neves tem potencial de ocupação de aproximadamente 220 mil unidades habitacionais, o que supriria as necessidades atuais de moradias. Porém, estimativas do próprio Plano indicam que a demanda futura é bem maior do que a capacidade de atendimento atual do município.

A experiência da cidade de São Sebastião do Paraíso, na região Sudoeste de Minas, foi apresentada pelo prefeito Mauro Zanin. O município tem parceria com a ABCP para a implantação do projeto Soluções para Cidades, que propõe algumas ações para melhoria da infraestrutura da cidade. Para o prefeito, Ribeirão das Neves tem muitos desafios pela frente, mas também tem potencial para solucioná-los. “Se não houver ambiência institucional a coisa não funciona”, explica. “Correr atrás do prejuízo instalado é importante, mas também temos que pensar em fazer bem daqui para frente,” explica.

O fórum indicou possibilidades para a cidade e promoveu a reflexão a respeito da melhor forma de vencer as dificuldades. Para o gerente Regional da ABCP, Lincoln Raydan, é preciso pensar em soluções e investimentos viáveis para o município. Investir em qualificação profissional para atendimento às demandas que surgirão no futuro e criar emprego e renda para a região, também são imprescindíveis, segundo o gerente. “O fórum foi o início de um trabalho extenso que todos têm pela frente e que, acredito, trará bons frutos para Ribeirão das Neves”, conclui  Lincoln.

Tags:, ,

Revoke Consent