Habitação social mobiliza convênio em Recife
ABCP, Crea/PE e Prefeitura de Recife avaliam construção de unidades habitacionais de alvenaria estrutural com blocos de concreto
O convênio de cooperação técnica entre ABCP, o Crea/PE e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), firmado em 2022, segue firme em seu propósito de aprimorar a gestão dos sistemas construtivos à base de cimento nas obras dos municípios pernambucanos.
Nesta sexta-feira, 12/05, Karla Roberto Leão Guimarães, do Escritório Regional de Recife da ABCP, reuniu-se com o presidente do Crea/PE, Adriano Lucena, e com o secretário de Habitação de Recife, Ermes Costa, para tratar de habitação de interesse social no município – no caso, a escolha do terreno e a exposição dos trâmites legais para viabilizar a construção e doação (por parte da Prefeitura) de quatro casas, todas de alvenaria estrutural com blocos de concreto, para famílias necessitadas.
Pelo convênio, o Crea é responsável pela construção das unidades, enquanto a ABCP atuou no treinamento dos projetistas e vai acompanhar a execução, a ser feita por bolsistas da UPE (Universidade de Pernambuco), também capacitados pela Associação. Cerca de 20 profissionais foram capacitados nesta ação. “A reunião de hoje foi para definir o local das casas. O terreno deve ser legalizado, para que a Prefeitura possa desapropriar, construir e doar as casas às famílias indicadas por ela”, explica Karla.