IMPRENSA

30/04/2020IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABNT estabelece normas técnicas para produção de máscaras de tecido

Depois que entidades da saúde ampliaram as recomendações de uso de máscaras de tecido diante da pandemia do coronavírus, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu um manual voltado para o produto de proteção.

No documento, a ABNT reforça que o tecido deve cobrir do queixo ao nariz e não pode ter válvulas inspiratórias ou expiratórias. O equipamento deve ser feito com material filtrante, que não produza irritações na pele e alças de elástico ou tecido que se ajustam às orelhas ou cabeça.

O presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Mário William Esper, lembra que a máscara já deve estar pronta quando for comprada pelo usuário. A ABNT recomenda que as máscaras suportem pelo menos trinta lavagens. O equipamento deve ser embalado e, para os produzidos em larga escala, etiquetados.

A Associação ainda orienta que as superfícies usadas para a confecção sejam desinfetadas com álcool 70% ou hipoclorito de sódio a 1%. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, Fernando Pimentel, o manual não vai engessar a fabricação.

O manual completo com as orientações da ABNT para confecção de máscaras reutilizáveis para uso não profissional pode ser encontrado no site.

Fonte: Jovem Pan, 30/04/2020 – 06h04

Leia mais: https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/abnt-normas-mascaras.html

Tags:, , , ,

Revoke Consent