Caro usuário, este site utiliza cookies para ajudar a fornecer a melhor experiência on-line possível. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais sobre as informações que coletamos em nosso site e sua finalidade. Ao continuar a usar este site, você concorda que podemos armazenar e acessar cookies no seu dispositivo.

IMPRENSA

12/08/2020IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Cimento Apodi passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU

A maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com 80 redes locais em 160 países, visa engajar o setor privado no desenvolvimento de ações que contribuam para a Agenda 2030 e os ODS

 

A Cimento Apodi acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, dos 10 princípios do pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros, em quase 80 redes locais de 160 países. A Rede Brasil é atualmente a maior das Américas, com mais de 800 membros. Ao integrar o Pacto Global, a Cimento Apodi compromete-se a reportar, a cada dois anos, o seu progresso em relação aos 10 princípios.

De acordo com o gerente de Sustentabilidade da Cimento Apodi, Maurício Ferreira, ao integrar o Pacto Global a Cimento Apodi avançará nas suas discussões e práticas em sustentabilidade. O ingresso no Pacto permitirá também a participação da empresa em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de água, alimentos, agricultura, anticorrupção, direitos humanos e trabalho, energia e clima – além de seu comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 como parte de um plano de ação para erradicar, até esse ano, a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

“Na Cimento Apodi, definimos oito ODS como prioritários, os quais acreditamos ter mais impactos positivos ou negativos, que são Educação de Qualidade (objetivo 4), Energia Limpa e Acessível (7), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8), Indústria, Inovação e Infraestrutura (9), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo e Produção Responsáveis (12), Ação Contra a Mudança Global do Clima (13) e Parcerias e Meios de Implementação (17). No Relatório de Sustentabilidade publicado em julho de 2020, a Cimento Apodi detalha como as iniciativas da empresa contribuem para esses objetivos. Tudo está disponível em http://www.cimentoapodi.com.br “, salienta Maurício Ferreira.

 

Os 10 princípios do Pacto Global

 

DIREITOS HUMANOS

1) As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

2) Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

 

TRABALHO

3) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

4) A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

5) A abolição efetiva do trabalho infantil.

6) Eliminar a discriminação no emprego.

 

MEIO AMBIENTE

7) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8) Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

9) Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

 

ANTICORRUPÇÃO

10) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 

Saiba mais sobre o Pacto Global em  www.pactoglobal.org.br

 

Tags:, , , , , , , , ,