Caro usuário, este site utiliza cookies para ajudar a fornecer a melhor experiência on-line possível. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais sobre as informações que coletamos em nosso site e sua finalidade. Ao continuar a usar este site, você concorda que podemos armazenar e acessar cookies no seu dispositivo.

IMPRENSA

09/10/2015IMPRENSA, Noticias, São Paulo

A evolução do concreto

 

ABCP promove evento que mostrará em cases a evolução do concreto nos sistemas construtivos para edificações. O Seminário Desafios do Projeto, Produção e Aplicação do Concreto acontece no dia 15 de outubro, no Hotel Pullman, em São Paulo.

Há cerca de 12 anos, a ABCP deu início a um trabalho para integrar a cadeia produtiva da construção pela união de esforços, visando ajudar no desenvolvimento dos sistemas construtivos à base de cimento, focando o aumento da competitividade e, consequente, no aumento do desempenho das edificações em concreto.

Para isso, a ABCP, com a participação de diversas entidades e principalmente de grandes construtoras, criou a Comunidade da Construção e a implantou nas principais capitais do Brasil em parceria com os Sinduscons (os sindicatos da construção). Nesses polos tiveram início diversos programas, como o de Obras Emblemáticas, de Boas Práticas e o de Desenvolvimento de Construtoras, que levaram ao estudo e à aplicação prática de sistemas de argamassa, de alvenarias estrutural e de vedação, além das ações junto ao sistema convencional de estruturas reticuladas de concreto (pilares e vigas), aprimorando dessa forma as normas e desenvolvendo cadernos de boas praticas, além de outros ativos que foram disponibilizados para toda a cadeia produtiva.

Nesta linha, a ABCP também ajudou a criar o Grupo Parede de Concreto, cuidando do desenvolvimento e disseminação deste sistema no Brasil.

Ao longo desta jornada, a Comunidade da Construção e o Grupo Parede de Concreto – em conjunto com os demais elos da cadeia produtiva do mercado de edificações no Brasil – assistiram ao boom imobiliário e ao fomento da habitação popular em função do Programa Minha Casa, Minha Vida. E, nesse cenário, as construtoras foram obrigadas a enfrentar prazos de execução cada vez menores, que obrigaram a mudanças na forma de construir, a começar pelo aprimoramento de sistemas, abrindo caminho para a industrialização.

Neste momento de redução da atividade construtiva surge um novo desafio, que obriga a uma nova imersão para debater os aspectos da normalização recém-revisada, do projeto, da execução e do desempenho das estruturas, desde o material em si, até a tipologia e técnicas empregadas.

Num pais onde há hegemonia do concreto em edificações, e como não há outro material de construção tão testado, estudado e aprimorado, é justamente este histórico de experiência e cases consagrados que foram reunidos pela ABCP, com o apoio de parceiros e patrocinadores, e que será apresentado em detalhes no próximo dia 15 de outubro de 2015, no Seminário Desafios do Projeto, Produção e Aplicação do Concreto.

Não perca! As vagas são limitadas.

 

Seminário Desafios do Projeto, Produção e Aplicação do Concreto

Data: 15 de outubro de 2015, das 8h às 17h35

Local: Hotel Pullman Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia, São Paulo – SP

Informações: (51) 33348875 – http://www.seminarioconcreto.com.br/

PROGRAMA

Seminário Desafios do Projeto, Produção e Aplicação do Concreto 8h15 - Café de Boas Vindas e Credenciamento 9h15 - ABERTURA Eng. Valter Frigieri, Diretor de Mercado e Planejamento da ABCP 9h25 -  Panorama Do Mercado De Concreto Eng. Eliana Taniguti – Sócia-diretora da e8 Inteligência   PAINEL 1: PROJETO E ESPECIFICAÇÃO  Coordenação: Geól. Arnaldo Battagin, Gerente dos Laboratórios da ABCP 10h05 -  Interação Projeto e Obra Visando a Minimização de Riscos Técnicos Eng. Francisco Paulo Graziano – Diretor da Pasqua & Graziano Consultoria 10h35 - Intervalo 10h55 - A Nova Norma ABNT NBR12655 de Preparo, Controle, Recebimento e Aceitação do Concreto e sua Interação com a ABNT NBR 7680 Eng. Rubens Curti - Engenheiro especialista da Área de Tecnologia da ABCP com atuação em tecnologia de concreto e argamassa 11h25 - Fissuração em Elementos Massivos de Concreto em Fundações – Discussões sobre Casos na Cidade de Recife Eng. Tibério Wanderley Correia de Oliveira Andrade – Consultor da TECOMAT Engenharia e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. 11h55 - Debates 12h15 - Almoço   PAINEL 2: DURABILIDADE E DESEMPENHO  Coordenação: Eng. Inês Battagin, Superintendente do CB-18 / ABNT 13h45 - Concreto de Alta Trabalhabilidade Eng. Arcindo Vaquero Y Mayor – Engenheiro civil formado na Universidade Mackenzie. Consultor Técnico da ABESC 14h15-  Implicações da Norma de Desempenho em Relação a Estruturas de Concreto - Eng. Enio Canavello Barbosa, Diretor de Tecnologia e Qualidade da ABECE 14h45 - Concretos Duráveis: O Novo Desafio da Engenharia Eng. Oswaldo Cascudo, Professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás 15h15 - Debates 15h25  - Intervalo   PAINEL 3: BOAS PRÁTICAS Coordenação: Eng. Claudio Oliveira, Gerente da Área de Inovação e Sustentabilidade da ABCP 15h45 - Case 1 - Inovações sustentáveis na prática e uso do concreto - Votorantim Cimentos 16h15 - Case 2 - Parede de Concreto: logística e fornecimento de concreto 16h45 - Case 3 - Soluções e usos dos UHPC's (ultra high performance concrete) Concretos de ultra-alto desempenho - LafargeHolcim 17h15 - Debates 17h35 - ENCERRAMENTO Eng. Hugo Rodrigues, Diretor de Comunicação da ABCP

Tags:, , ,