Caro usuário, este site utiliza cookies para ajudar a fornecer a melhor experiência on-line possível. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais sobre as informações que coletamos em nosso site e sua finalidade. Ao continuar a usar este site, você concorda que podemos armazenar e acessar cookies no seu dispositivo.

IMPRENSA

21/09/2011IMPRENSA, Noticias, Rio de Janeiro/Espírito Santo

ABCP promove 3ª Feira de Desenvolvimento Sustentável do Centro Norte Fluminense

Nos dias 23 e 24 de setembro, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promove a 3ª Feira de Desenvolvimento Sustentável do Centro Norte Fluminense. Haverá, entre as atividades, a entrega dos prêmios para os participantes do Concurso Escolar; assinatura de convênios e o anúncio da construção de moradias para as famílias da região desabrigadas pelas chuvas no início do ano. A abertura do evento acontece no dia 23/09, às 9h30, no Hotel Gamela, em Cantagalo, e a premiação será às 19h, em Cordeiro, no dia seguinte.

Como nas edições anteriores, o foco do evento é o desenvolvimento sustentável do Centro Norte Fluminense. Neste ano, a indústria cimenteira, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ) e as Prefeituras de Cantagalo, Cordeiro e Macuco irão firmar uma parceria que visa unificar os dados referentes à qualidade do ar e ao meio ambiente dos três municípios, fazendo inclusive que essas informações cheguem à população.

O segundo convênio será firmado com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e visa capacitar os estudantes do ensino médio da rede pública para que atuem na construção civil. “A intenção é incentivar a qualificação da mão de obra e criar novas oportunidades para esses jovens em prol do desenvolvimento da região”, explica o gerente de Relações Institucionais da ABCP, Mario William Esper.

Além dos convênios, durante a cerimônia de abertura da feira será anunciada a construção de 350 moradias para as famílias desabrigadas em decorrência das chuvas que devastaram a região Serrana do Rio de Janeiro. O sistema construtivo das casas será o Concreto PVC e terá apoio técnico da ABCP. “O Concreto PVC possibilita uma construção rápida e de baixo custo. O mesmo sistema foi adotado nas casas para as vítimas de São Luiz do Paraitinga (SP). Em apenas três meses foram feitas 151 habitações”, diz Mario.

Concurso escolar
O evento será finalizado no dia 24/09 com a cerimônia de entrega dos prêmios para os vencedores da 3ª edição do Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável. Participam do concurso cerca de 11 mil alunos dos cursos de educação infantil, fundamental e ensino médio matriculados nas escolas estaduais, municipais e particulares dos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco. O tema desta edição do concurso é “Água, Fonte de Vida”.

Segundo Mario William, o objetivo é conscientizar e estimular alunos e professores a assumir uma atitude participativa em relação ao meio ambiente. “O concurso visa introduzir os conceitos sobre desenvolvimento sustentável, por meio da leitura, da pesquisa e da criação de trabalhos, utilizando-se formas de expressão como desenho, colagem, redação e filmes de curta duração (videoclipe).

Os trabalhos vencedores serão escolhidos por uma comissão julgadora designada pela organização do evento e avaliados pelos seguintes critérios: expressão do tema, criatividade, qualidade da linguagem, originalidade e qualidade informativa.

Além dos alunos, os professores orientadores dos trabalhos vencedores também serão premiados.

O Concurso Escolar de Desenvolvimento Sustentável é uma realização da ABCP e das associadas Holcim, Lafarge e Votorantim. Conta também com o apoio das Secretarias Municipais de Educação de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, da Diretoria Regional Serrana I e da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC).

Tags:, , , , ,