Caro usuário, este site utiliza cookies para ajudar a fornecer a melhor experiência on-line possível. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais sobre as informações que coletamos em nosso site e sua finalidade. Ao continuar a usar este site, você concorda que podemos armazenar e acessar cookies no seu dispositivo.

IMPRENSA

17/04/2013IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Alvenaria estrutural com blocos de concreto marca início da parceria com AEAT

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Taubaté (AEAT), junto com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), deu início a uma parceria para desenvolver ações de promoção de boas práticas dos sistemas construtivos à base de cimento para construtoras e profissionais do setor da região do Vale do Paraíba. A primeira ação dessa união de entidades está programada para o dia 16 de maio de 2013, a partir das 19 horas. Trata-se de uma palestra sobre Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto.

Cada vez mais o mercado da construção adere às vantagens da alvenaria estrutural com blocos de concreto. Economia, sustentabilidade e rapidez são algumas delas. A alvenaria estrutural com blocos de concreto garante à obra dimensões padronizadas das paredes e superfícies homogêneas. Desta forma, proporcionam maior economia, pois não necessitam de camadas grossas de argamassa de revestimento e em alguns casos esta é excluída e a pintura é feita diretamente no bloco (bloco aparente).

A modularidade deste sistema é outra vantagem, pois gera a maior economia da obra, já que as paredes não precisarão ser quebradas para receber a parte elétrica, hidráulica e de esquadrias, pois estas são contempladas no projeto e implantadas simultaneamente ao levantamento das fiadas de blocos, o que proporciona uma obra limpa e ecologicamente correta.

O sistema permite que sejam construídos com rapidez prédios altos e conjuntos habitacionais com qualidade. Tem sido muito utilizado na construção de casas populares e de alto padrão. Segundo os dados da Criactive/2012, o sistema representa 73,22% das obras do segmento econômico e de HIS.

No entanto, é muito importante que os blocos de concreto tenham Selo da Qualidade da ABCP, ou de qualquer outra entidade que certifique o atendimento às normas da ABNT, a fim de garantir todas as vantagens do sistema e segurança para as edificações.

A região do Vale do Paraíba conta com 10 fabricantes com Selo da Qualidade ABCP e existe uma larga utilização deste sistema pelas construtoras da região.

Tags:, , , ,