Centro-Oeste

22/12/2010Centro-Oeste, IMPRENSA, Noticias

BRT de Cuiabá terá pavimento de concreto em seus corredores

A Agência Estadual de Projetos da Copa (Agecopa), atendendo a uma solicitação do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, que também preside o conselho gestor desta Agência, apresentou no mês de novembro, os 28 pré-projetos locais, criados para a Copa de 2014. A Agecopa, ainda pretende colher sugestões e novas ideias para a construção de um projeto coletivoda sociedade, que deixe como legado permanente para o estado, o fortalecimento do esporte e da inclusão social.

Da carteira de pré-projetos, apenas alguns já foram apresentados em seus pormenores: o da Arena e do Entorno da Arena – que é uma exigência da Fifa –, o projetos dos Centros de Treinamento, os de atendimento à Mobilidade Urbana e do Aeroporto, sendo que este último é de responsabilidade da União.  

Entre as obras de preparação, está prevista a construção do Bus Rapid Transit (BRT) na área central de Cuiabá, cujo pavimento será em concreto. De acordo com o gerente da Regional Centro-Oeste da ABCP, Fernando Crosara, a Associação promoveu alguns encontros técnicos junto à prefeitura municipal, em que foram apresentadas todas as vantagens desta tecnologia, principalmente em corredores. “O trabalho da ABCP CO começou bem antes da formação da própria Agecopa e foi importante para viabilizar o projeto”, esclarece Crosara.

O pavimento de concreto do BRT alcançará, ao todo, 22 km de extensão. Do Aeroporto de Várzea Grande até o CPA, serão 17 km de pista, e do Coxipó até a Avenida Coronel Escolástico, outros 5 km. Uma empresa de consultoria de Curitiba foi contratada para desenvolver o projeto básico, enquanto a ABCP se colocou a disposição da Agecopa para fazer o estudo de viabilidade e ajudar nos detalhamentos do projeto executivo e na execução da obra.

Mais ABCP: Fernando Crosara ressaltou em visita aos técnicos da Agecopa, e durante o Seminário de Acessibilidade do IAB-MT, a importância de cuidados com os princípios da acessibilidade universal nos acessos e equipamentos do BRT.

Tags:, , , ,