IMPRENSA

22/12/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Industrialização e racionalização de sistemas construtivos em destaque

A industrialização e a racionalização da construção civil, bem como o desenvolvimento empresarial de fabricantes de produtos à base de cimento foram alguns dos temas em destaque do workshop realizado pela ABCP em parceria com Sinduscon, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) e a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). O encontro teve como público-alvo construtoras, engenheiros, arquitetos, estudantes e demais players da construção civil, tais como os fabricantes de artefatos e pré-moldados de concreto e empresas do setor.

Participaram do workshop Antonio Beldi, diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e presidente do Grupo Splice; a engenheira Karina Lopes, coordenadora do Laboratório de Ensaio de Materiais (Lemat) da Facens;  Ronaldo Leme, diretor regional do Sinduscon de Sorocaba e  Ricardo Moschetti, gerente regional São Paulo da ABCP.

No evento foram abordados os sistemas construtivos alvenaria estrutural, por Arnoldo Wendler (Wendler Projetos); paredes de concreto, por Marcos Hesketh (GMO Engenharia); concreto PVC, por Tiago Ferrari (Royal do Brasil Technologies); estruturas pré-fabricadas de concreto, por Íria Doniak, da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic); sistemas para pavimentação de passeio público, por Ricardo Moschetti (ABCP) e tubos de concreto para águas pluviais e esgoto sanitário, por Pedro Chama, consultor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC).

Antonio Beldi, diretor da Ciesp, parabenizou a ABCP pelo encontro, dizendo que o workshop mostrou tendências da construção civil e oportunidades para diversos profissionais ligados à engenharia e à arquitetura. “Os participantes estão tendo a chance de conhecer um pouco da experiência desses profissionais do setor, antenados com as exigências de um mercado altamente competitivo. Isso é importante para Sorocaba, cidade que cresce acima da média e está se tornando um dos maiores polos de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo”, afirmou Beldi.

Ricardo Moschetti, gerente regional São Paulo da ABCP, ressaltou a importância do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) para Sorocaba, cujas ações contribuem para fortalecer as atividades, a produtividade e a competitividade de fabricantes de produtos à base de cimento e de todo o setor da construção civil.

O evento recebeu o apoio do Sebrae, da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC), da Associação Bloco Brasil e Sistema Construtivo de Concreto PVC, do Sinduscon de Sorocaba e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (Sinaprocim).

Tags:, , ,