Caro usuário, este site utiliza cookies para ajudar a fornecer a melhor experiência on-line possível. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais sobre as informações que coletamos em nosso site e sua finalidade. Ao continuar a usar este site, você concorda que podemos armazenar e acessar cookies no seu dispositivo.

IMPRENSA

04/09/2013IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Manejo adequado de águas em debate no Concrete Show

Diversas cidades do mundo sofrem com problemas de inundações, que ocorrem principalmente devido à ocupação urbana não planejada. Com o objetivo de minimizar estes problemas, algumas cidades  passaram a adotar medidas que se baseiam na retenção e infiltração das águas de chuva, soluções estas que funcionam segundo os princípios da sustentabilidade. Para debater o tema, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promoveu, durante o Concrete Show South America 2013, o seminário Soluções de Drenagem para Cidades.

 

O seminário abordou temas relevantes como  legislação e soluções existentes e contou com apresentações de Maria Luiza Granziera (especialista em direito ambiental) e Luiz Fernando Orsini Yazaki (professor pesquisador) da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP (FCTH). Abordou ainda, um caso prático no condomínio Vale dos Cristais, Nova Lima – MG. Os condomínios ocupam áreas significativas nas metrópoles, normalmente sem qualquer preocupação com relação ao impacto causado ao ciclo d’água de um determinado local.

 

O projeto de manejo de água do Vale dos Cristais incluiu a intenção de gerar baixo impacto no uso de águas e manter as condições hidrológicas em seu status existente antes da construção do empreendimento. O projeto foi desenvolvido a partir de estudos gerados com a consultoria de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram realizadas obras para a área comum do condomínio e estimulou-se a adoção de técnicas de manejo nas edificações particulares.

 

“Um manejo apropriado de águas pluviais reduz a contaminação, além de reduzir problemas com assoreamento e aumentar a constância no fluxo dos rios e córregos”, explica Guilherme Neves Castagna, engenheiro civil e coordenador de projetos da Fluxus Design Ecológico, responsável pela elaboração do projeto do condomínio Vale dos Cristais.

 

“Essa melhora permite que os rios sejam integrados novamente às cidades, proporcionando qualidade de vida para os moradores que vivem às suas margens, além de possibilitar o aproveitamento local de suas águas, já que passam a possuir qualidade para isso”, explica Castagna em sua apresentação no Concrete Show.

 

O sistema de drenagem do condomínio é composto por reservatórios de retardo domiciliares em concreto armado ou alvenaria, blocos de pavimentação intertravados, escadas hidráulicas e calhas com dissipadores em concreto armado. Todos os lotes devem respeitar o projeto que prevê a drenagem do condomínio. “Os moradores devem manter faixas permeáveis na frente de seus lotes, com faixas gramadas ou pavimentos drenantes. Além disso, cada residência possui reservatórios de retardo para adiar o fluxo de água gerado pelos telhados”, explica Guilherme Neves Castagna. Os cálculos preveem que, com essas medidas, o sistema de drenagem reduzirá em 3,7% a vazão de escoamento da água.

 

Mais drenagem

O evento contou também com palestras sobre pavimentos permeáveis, tendências, soluções para o manejo adequado de águas e também com o lançamento  das Iniciativas Inspiradoras do programa Soluções para Cidades. Cerca de 80 pessoas participaram do seminário.

Tags:, , ,