Caro usuário, este site utiliza cookies para ajudar a fornecer a melhor experiência on-line possível. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais sobre as informações que coletamos em nosso site e sua finalidade. Ao continuar a usar este site, você concorda que podemos armazenar e acessar cookies no seu dispositivo.

IMPRENSA

27/02/2019IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Oficina do Concreto é destaque no MCB

Na foto acima: Arquiteto Ruy Ohtake e engenheiro Hugo Rodrigues, gerente de Comunicação da ABCP, na abertura da exposição “Ruy Ohtake – A produção do espaço”

 

O Museu da Casa Brasileira (MCB) abriu nesta terça-feira, em São Paulo, a exposição Ruy Ohtake – A produção do espaço (26/02 a 19/05/2019), que reúne, sob a curadoria de Agnaldo Farias, 42 projetos (construídos ou em construção) do arquiteto Ruy Ohtake. Por meio de maquetes, desenhos, croquis, fotografias e vídeos são mostrados quase 60 anos de produção de um dos maiores arquitetos brasileiros.

Ruy Ohtake fez questão que sua exposição fosse integrada por um laboratório que permitisse executar peças de concreto e convidou a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e o LME (Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais), do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp), para materializarem a proposta, denominando-a de Oficina do Concreto, voltada a estudantes de arquitetura e design e também a arquitetos e designers profissionais, iniciando suas ações em 6 de março no MCB.

Dessa forma, o concreto que já ocupa lugar central em seu portfólio, ganhou na exposição ainda mais destaque.

A proposta da oficina, destinada ao público especializado, incluirá projeto de forma e concretagem de peças de até 30 cm x 30 cm x 10 cm, utilizando concretos e pigmentos de alta tecnologia. O objetivo é introduzir futuros profissionais e aqueles que já atuam na área a novas possibilidades no uso do concreto.

Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail agendamento@mcb.org.br de 06 a 13/03/ 2019. É obrigatório o envio de documentação que comprove a matrícula junto à instituição de ensino ou o diploma, para o caso de profissionais já formados.

A Oficina do Concreto terá a mentoria do próprio Ruy Ohtake e além da ABCP e Escola Politécnica da USP como co-promotores, conta com o apoio do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), da LafargeHolcim, da PHD Engenharia e da Lanxess.

Sobre a parceria Ruy Ohtake-ABCP

Discípulo e amigo do renomado Oscar Niemeyer, o arquiteto paulista Ruy Ohtake tornou-se outra grande referência da arquitetura brasileira, seja no Brasil como internacionalmente. E a paixão de ambos, Oscar e Ruy, pelo concreto fez com que a ABCP tivesse grande proximidade com os dois, promovendo a arquitetura em concreto de suas obras, por intermédio de exposições, premiações e homenagens, patrocínio de livros e conferências, entre tantas formas de promoção.

Com Ruy Ohtake a aproximação foi maior dado que os escritórios do profissional e da Associação se encontram na mesma capital, São Paulo, e pela paixão inconteste de Ruy pelo mundo acadêmico, em especial pelos estudantes de arquitetura, com os quais sempre encontrou – com grande prazer – tempo e disposição para trocar experiências, ensinando e aprendendo com eles, como sempre destacou.

Uma vez que Ruy Ohtake é chamado “arquiteto do concreto”, esta será mais uma oportunidade de destacar para o público leigo e especializado a qualidade arquitetônica do material sob a ótica da harmonia, sofisticação e beleza, ao mesmo tempo que a durabilidade do produto final – a obra em si – é sustentável e gera qualidade de vida para a sociedade, reforçando o posicionamento de material indispensável para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. 

Engenheiro Hugo Rodrigues, gerente de Comunicação da ABCP, e Ricardo Ohtake

SERVIÇO

Museu da Casa Brasileira

  • Exposição: Ruy Ohtake: A produção do espaço
  • Abertura: 26 de fevereiro, terça-feira, às 19h00
  • Visitação até 19 de maio de terça a domingo, das 10h00 às 18h00
  • Av. Faria Lima, 2705
  • Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada Gratuito aos finais de semana e feriados
  • Acessibilidade no local Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
  • Tel.: (11) 3032-3727

Oficina do Concreto

  • Público: estudantes dos cursos de Arquitetura e Design e profissionais da área
  • Inscrições: 06 a 13 de março pelo e-mail agendamento@mcb.org.br
  • Vagas: 36 (12 equipes de 3 pessoas)
  • 1º encontro: 26 de março | Das 10h às 12h e das 15h às 18h
  • Datas: 16, 17, 18 e encerramento dia 25 de abril – desforma e entrega das peças
  • Horário: das 10h às 18h

Mais informações e Inscrições no site do MCB

 

Tags:, , ,