Centro-Oeste

12/04/2010Centro-Oeste, IMPRENSA, Noticias

Pedala DF

Distrito Federal terá 600 quilômetros de ciclovias em dois anos

O projeto Pedala DF prevê para a região uma das maiores redes cicloviárias do país. Para alcançar esse resultado, 170 km de ciclovias já estão em implantação e outros 430 km de pistas começam a ser licitadas e interligarão o Plano Piloto às cidades satélites. Dessa extensão, 220 km serão construídos em pavimento de concreto. As licitações são realizadas pela Secretaria de Obras e pela Secretaria de Transportes por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do DER-DF.

Segundo a Regional Centro-Oeste da ABCP, as ciclovias de pavimento rígido terão 2,5 m de largura e espessura de 8 cm, com um consumo estimado total de 44.000 m3 de concreto. Na visão do superintendente de Obras do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Murilo Santos, as ciclovias vão oferecer à população do DF uma opção segura e confortável de transporte com bicicletas, além de reduzir a poluição atmosférica e sonora, criar áreas de convívio, esporte e lazer, reduzir impactos ambientais na mobilidade urbana, diminuir a necessidade de viagens motorizadas e promover a integração dos diversos modos de transporte.

Panorâmica
As ciclovias atenderão o Eixo Monumental, Asa Sul, Asa Norte, Universidade de Brasília (UnB), Sudoeste, Cruzeiro, Octogonal, Lago Sul, Taguatinga, Arniqueiras, Águas Claras, Sobradinho, Paranoá, Brazlândia, São Sebastião e Planaltina. Pelo projeto, o governo local pretende priorizar, nas primeiras obras, a construção de ciclovias que possam atender aos trabalhadores que se utilizam desse modal para ir ao trabalho.

Para sugestões ou informações sobre esta matéria, contate a ABCP pelo e-mail: abcpco@abcp.org.br

Tags:,