Caro usuário, este site utiliza cookies para ajudar a fornecer a melhor experiência on-line possível. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais sobre as informações que coletamos em nosso site e sua finalidade. Ao continuar a usar este site, você concorda que podemos armazenar e acessar cookies no seu dispositivo.

Centro-Oeste

12/04/2010Centro-Oeste, IMPRENSA, Noticias

Senai/MT treina profissionais em alvenaria estrutural

Para atender às camadas da população de menor renda na materialização do sonho da casa própria é preciso adotar um sistema construtivo que apresente custo acessível, mantendo a qualidade e a segurança. O sistema de alvenaria estrutural com blocos de concreto – em franca expansão no Brasil – tem sido uma das melhores soluções encontradas no mercado para atingir estes objetivos. Porém, a correta aplicação depende da formação da equipe envolvida, que deve ser treinada para executar uma boa alvenaria.

Sabendo disso, a Escola Técnica da Construção, do Senai/MT, em Cuiabá, realizou dois treinamentos para a capacitação de mão-de-obra em alvenaria estrutural com blocos de concreto. O curso foi promovido pela ABCP/CO em parceria com a fabricante de blocos Premoldar.

O curso, que teve o engenheiro Davidson Deana como instrutor, foi dividido em dois módulos: técnico e prático. O módulo teórico teve quatro horas dedicadas ao conhecimento do sistema construtivo, desde a sua conceituação, materiais, normas, ensaios, projetos arquitetônico e estrutural, detalhes construtivos, sequência construtiva e os complementos com controle de qualidade e custos. A fase prática contou com o mesmo número de horas do primeiro módulo e tratou da montagem em alvenaria. O público alvo do curso foi composto de construtoras que já optaram por esse sistema construtivo, como a Gonçalves Construtora e a Plaenge/ Vanguard, que está iniciando a construção de 10 torres em alvenaria estrutural. Além dos representantes dessas empresas, também estiveram presentes mestres-de-obras, engenheiros e outros profissionais ligados à cadeia da construção civil.

Para sugestões e informações sobre esta matéria, contate a ABCP pelo e-mail: abcpco@abcp.org.br

Tags:,