Cimento na Mídia

12/04/2021Cimento na Mídia, IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Solução para o combate às enchentes nos centros urbanos

Além de um planejamento urbano mais consistente, da diminuição dos índices de poluição e geração de lixo, o uso de pavimentos permeáveis é um dos principais aliados

Todo verão é a mesma coisa. É o período mais chuvoso do ano no Brasil, sobretudo nas regiões Sudeste e Centro-oeste. Os temporais desta época do ano são tão previsíveis quanto suas consequências nas cidades brasileiras, sejam elas grandes, médias e até pequenas. 

Enchentes, deslizamentos, prejuízos e mortes. O cenário de uma tragédia anunciada que sempre acontece. No Brasil, apesar da preocupação e esforços de muitas autoridades para resolver ou minimizar a questão, os problemas dessa natureza não são fáceis de serem resolvidos e exigem um elenco de medidas e soluções, muitas vezes interligadas, para um resultado mais efetivo. Seja como for sabemos o quão complexa é esta tarefa. A magnitude do problema é histórica e envolve fatores que vão desde a urbanização precária e caótica, desigualdades sociais até interesses políticos e econômicos. 

Afim de se precaverem das mudanças climáticas, resultantes do aquecimento global, criar soluções para as cidades é um assunto que desperta cada vez mais o interesse do governo e da população. 

Por isso um dos principais desafios dos administradores públicos e demais atores recorrem a projetos urbanísticos e de infraestrutura que possam minimizar ou até reverter as consequências destes fenômenos. Trata-se de uma constante busca de alternativas que possam influenciar na qualidade de vida das pessoas através da melhoria da infraestrutura urbana – principalmente às voltadas para acessibilidade e mobilidade (calçadas, ciclovias e vias urbanas), saneamento, espaços públicos e habitação. 

Para atingir esses objetivos, é importante que o poder público também se comprometa, oferecendo à população projetos práticos e com previdências a serem traçadas que colaborem para a mobilidade urbana e consequentemente tragam maior qualidade de vida à sociedade. 

E o uso do pavimento de concreto permeável é uma das principais saídas no combate às enchentes. Em áreas urbanas densamente ocupadas, as superfícies destinadas ao sistema viário e áreas industriais e residenciais ocupam espaços consideráveis, chegando a 30% da área da bacia de drenagem. 

De acordo com o engenheiro Cláudio Oliveira Silva, Gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), a utilização de pavimentos permeáveis contribui para a diminuição do escoamento superficial e de problemas de inundações urbanas. 

Os pavimentos permeáveis podem ser utilizados em praticamente todos os tipos de obras. Seja uma edificação residencial, comercial ou industrial ou em áreas públicas como ruas e praças. Sua aplicação pode ser em calçadas, vagas de estacionamento ou grandes pátios. Em cada caso deve-se avaliar o tipo de carga a que o pavimento estará submetido e também se deve conhecer as condições pluviométricas do local. “Ao permitirem a passagem da água através de sua estrutura, o pavimento permeável, minimiza a impermeabilização das áreas que ocorre com os sistemas convencionais e dependendo das condições de projeto, a água retirada da superfície pode retornar ao lençol d’água ou até ser reaproveitada – no caso das edificações industriais e residenciais – como água de reuso”, explica o engenheiro. 

O sistema de pavimentos permeáveis avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Muitas obras – públicas e também privadas – já utilizam o sistema. Porém, o trabalho de divulgação do sistema e da norma técnica ABNT NBR 16416 (vigor desde 2015) deve ser continuo, principalmente junto aos órgãos públicos e aos principais especificadores (arquitetos, engenheiros e paisagistas) que podem utilizar o sistema permeável em seus projetos. A partir de um maior conhecimento por parte dos técnicos e responsáveis pela administração pública o sistema permeável deve ser cada vez mais utilizado. Além disso, pode-se aproveitar incentivos fiscais pela adoção do pavimento permeável, alguns Prefeituras já oferecem descontos no IPTU caso a edificação utilize este tipo de pavimento. 

Soluções para Cidades 

E quando falamos em soluções orientadas a esses benefícios temos que destacar as características da principal matéria-prima comum a todas essas possibilidades, o cimento. Além de ser um dos materiais de construção mais consumidos pelo homem, é um material versátil, que pode ser empregado em mobiliário urbano, pavimentos, edificações, obras de saneamento, pontes e viadutos, além, claro, de grandes obras de infraestrutura (barragens, estradas, portos e aeroportos). 

O cimento é o principal produto de conexão para essa transformação. É através dele que é possível dar forma, criar vida e construir alternativas e caminhos que privilegiam os pedestres trazendo fluidez e rapidez no ir e vir das pessoas com melhor acessibilidade, segurança, eficiência e qualidade de vida, além da inclusão social e preservação do meio ambiente. 

Para isso, a indústria do cimento tem atuado fortemente nessa área e está empenhada em demonstrar o valor que cimento agrega para os usuários, contribuintes e administradores públicos. E através do projeto “Soluções Para Cidades” ( https://www.solucoesparacidades.com.br/ ) que a cadeia produtiva do concreto reforça seu compromisso institucional de apoiar o desenvolvimento, a transferência de tecnologia e o uso adequado dos sistemas construtivos à base de cimento a favor da mobilidade nos centros urbanos.

Fonte: Brasil Engenharia

Tags:, , , , ,

Revoke Consent