Impressão 3D em concreto revoluciona a construção civil
O hubIC, acordo de cooperação entre a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e a Universidade de São Paulo (USP) para operação do primeiro espaço cooperativo de inovação e construção digital de base industrial do Brasil, tem apresentado avanços significativos no Laboratório de Impressão 3D.
Por lá o trabalho não para: dia a dia, camadas e camadas de concreto dão forma a peças cada vez maiores, que num futuro próximo poderão compor uma cozinha completa e funcional em concreto 3D.
O processo, que poderá levar cerca de 18 horas, será um marco para a construção civil no Brasil. Isso porque será possível imprimir cômodos inteiros em módulos, e a cozinha é o primeiro passo desse ambicioso projeto.
Um dos últimos marcos atingidos pelo hubIC e a startup Portal 3D foi a adaptação no equipamento de impressão para superar o limite da máquina e chegar ao recorde de 2,70 metros de altura na impressão do pilar, com composição ecoeficiente (consumo de cimento < 290 kg/m³), de fácil mistura e bombeável.
O concreto desenvolvido pelo hubIC está revolucionando a construção, tornando-a mais acessível e eficiente. Esse é um grande avanço para a impressão 3D no Brasil, alavancado pelo hub de inovação.
Empresas de diversos setores estão colaborando, analisando a viabilidade econômica e realizando estudos de desempenho para, no futuro, ajudar a conceber inclusive normas brasileiras para o tema.
Esse projeto inovador está se tornando possível graças ao esforço conjunto de ABCP, SNIC, USP, da startup Portal 3D, além de 33 empresas que participam da pesquisa no laboratório do hubIC.
Todas essas inovações podem ser conferidas de perto nas visitas mensais abertas ao hubIC. É uma oportunidade para estudantes e profissionais do setor conhecerem o centro de inovação da construção e o funcionamento das impressoras e máquinas de grande porte que irão revolucionar a construção civil. Faça parte da inovação e participe da próxima visita aberta. Mais informações podem ser obtidas no HubIC (@hubic.inovacao).