IMPRENSA

02/07/2012IMPRENSA, Minas Gerais, Noticias

Inovação e gestão para qualidade das obras públicas de MG

Com foco em inovação e gestão de obras públicas, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras públicas (Setop) em parceria com a ABCP, realizou o seminário Inovações Tecnológicas em Sistemas Construtivos no Âmbito da Infraestrutura Governamental. O evento teve como objetivo apresentar aos gestores e técnicos da administração pública mineira métodos construtivos à base de cimento e a viabilidade para aplicação desses sistemas em obras do Estado.

O gerente de Mercado da ABCP, Valter Frigieri, apresentou o cenário e tendências do mercado da construção, que tem buscado sistemas construtivos mais racionalizados, dado à falta de mão de obra, custos apertados e prazos cada vez mais curtos para a realização das obras.

Projetos

Diante da necessidade de construir novas escolas, postos de saúde e centros de detenção, a ABCP apresentou as tendências do mercado de construção, em que se destacam as estruturas pré-fabricadas de concreto, a argamassa projetada e a alvenaria estrutural com blocos de concreto. Além de diversas vantagens para aplicações em edificações públicas, em relação a custos e qualidade, esses sistemas também fomentam o desenvolvimento regional, que articula desde projetistas, órgãos contratantes, construtoras e fornecedores, para atender a demanda das obras.

Da mesma forma em infraestrutura, a ABCP, por meio do projeto Soluções  para Cidades, falou sobre o pavimento intertravado, já utilizado em larga escala pelos órgãos públicos mineiros, em pátios, vias e praças.

O subsecretário de Infraestrutura, Bruno Alencar, afirma que o Departamento de Obras Públicas (Deop) precisa de inovações nos sistemas construtivos prediais e na infraestrutura, e as mudanças devem ser urgentes. Para Alencar, “o público e o privado devem se unir na busca por melhores resultados e desenvolvimento social” e cita ainda que “desenvolver parceria com a ABCP poderá atribuir resultados positivos para o desenvolvimento de Minas e da Nação”.

O evento, realizado no dia 14 de junho, reuniu 60 engenheiros, gestores de obras e técnicos das Secretarias de Estado de Segurança Pública, Saúde e Educação.

Linha do tempo

A parceria entre a Setop e a ABCP começou em 2007 quando a Associação foi chamada para fazer um estudo de viabilidade técnica para pavimentação de vias em pavimento intertravado no interior do Estado. Desde então ministrou diversos cursos para prefeituras. Agora, esta iniciativa deve levar o projeto Soluções Para Cidades para ajudar e dar apoio técnico a diversos gestores públicos no que diz respeito às boas práticas dos sistemas construtivos à base de cimento para o desenvolvimento urbano.

“Nós temos a clareza da importância do papel que a Subsecretaria de Infraestrutura tem nesse processo.” Bruno Alencar, subsecretário de Infraestrutura

“Esta é uma oportunidade do setor privado trazer contribuições técnicas aos projetos do Estado em prol da sociedade.” Lincoln Raydan, gerente da ABCP-MG 

Tags:, , , , ,

Revoke Consent