IMPRENSA

22/11/2022IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Inventário de gases de efeito estufa é ferramenta importante para indústria reduzir emissões

Mecanismo permite que empresa identifique emissões e possa elaborar estratégias de mitigação, faça comparação com outras empresas e participe de iniciativas como a do mercado de carbono

Fonte: Indústria Verde

A necessidade de empresas e governos medirem e monitorarem as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) foi um dos temas debatidos no pavilhão brasileiro durante a conferência do clima da ONU, a COP27, que chegou ao fim neste domingo, 20 de novembro. Medir as emissões, por meio de inventário, permite o mapeamento das fontes de GEEs de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou país, seguida da quantificação, monitoramento e registro de todos os dados. É uma radiografia que permite, assim, que sejam criadas estratégias para mitigar as emissões.

No âmbito federal, o Inventário Nacional de Emissões e Remoções Antrópicas de GEE é disponibilizado por meio do Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE), cuja responsabilidade pela implementação e manutenção foi conferida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A disponibilização de resultados de inventários de emissões, através de suas Comunicações Nacionais, faz parte dos compromissos do Brasil como signatário da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (United Nations Framework Convention on Climate Change – UNFCCC).

Diversas instituições públicas e privadas participam do processo de elaboração do Inventário Nacional, contribuindo com a disponibilização de dados de atividades, ou com o desenvolvimento de parâmetros e fatores de emissão nacionais, pertinentes ao exercício da metodologia a ser aplicada na elaboração dessas estimativas para o país.

“A ideia do inventário é conhecer da forma mais precisa possível as emissões. Quais são as fontes, quais gases estão sendo emitidos. Conhecendo isso, temos condições de buscar alternativas para reduzir as emissões”, afirmou o coordenador-geral de Ciência do Clima e Sustentabilidade do Ministério de Ciência e Tecnologia, Márcio Rojas.

No ambiente corporativo, esse mapeamento permite que a empresa identifique suas emissões e possa compensá-las, elabore estratégias de mitigação, compare suas emissões com as de outras empresas e ainda participe de iniciativas como a do mercado de carbono.

“O inventário engloba métodos elaborados para viabilizar uma comparabilidade entre unidades produtivas, empresas, municípios ou países”, afirmou Davi Bomtempo, gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “É uma ferramenta indispensável para a verificação dos compromissos e das metas estabelecidas por meio das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, na sigla em inglês) de cada país no âmbito do Acordo de Paris”, explicou Bomtempo.

Atualmente não há um banco de inventários de emissão consolidado e disponível para a indústria. Porém, diversas empresas já realizam seus inventários de emissões de GEEs e publicam em programas e iniciativas voluntárias, como o Programa Brasileiro GHG Protocol e o Carbon Disclosure Project (CDP), ou mesmo em sistemas de relato estaduais.

 

Case de sucesso: inventário e setor de cimento

O setor do cimento já realiza esse mapeamento há 20 anos de maneira organizada e, segundo dados do SNIC (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento), entre 1990 e 2015, houve uma redução de 20% na emissão de CO2, evitando que 125 Mt de CO2 chegassem na atmosfera.

A indústria de cimento mundial segue uma metodologia específica e unificada, chamada Getting the Numbers Right (GNR). O relatório é preenchido anualmente e enviado para a Global Cement and Concrete Association (GCCA), que gerencia essas informações e depois as torna públicas. Com base nelas, é possível fazer recortes e comparar os números no Brasil e no mundo.

“Cada planta de cada empresa aderente a esta plataforma trabalha com a mesma planilha e coloca as informações nos mínimos detalhes”, explicou Gonzalo Visedo, head de Sustentabilidade do SNIC. “Quando consolidada, essa informação permite mapear como determinada planta está evoluindo em relação a outras plantas, ver como aquela empresa está evoluindo em relação à média brasileira, como o Brasil está evoluindo em relação à média mundial e, a partir dali, é possível traçar estratégias”, resumiu Visedo.

Hoje, 80% da produção nacional se reporta ao inventário. No caso brasileiro, a indústria de cimento nacional estampa a menor média de emissão mundial. Em 2020, a média brasileira era de 565 Kg de CO2 por tonelada de cimento (referência internacional) e a mundial, 620 kg CO2/t cimento. O objetivo do setor é reduzir as emissões em mais 33%, entre 2015 e 2050, evitando assim a emissão de 420 toneladas de CO2 na atmosfera.

Para atingir esse objetivo, com ajuda do inventário de emissões, já foram identificadas quatro áreas temáticas principais que irão auxiliar nessa meta: matérias-primas alternativas, combustíveis alternativos, eficiência energética e captura de carbono. “O inventário é essencial para atingirmos a meta. A frase mais emblemática é: ‘quem não mede, não gerencia’. Conhecer é o ponto de partida. Não se consegue gerenciar nada se não se tem os números. Se não se conhece a informação, não se consegue traçar estratégias e definir potenciais de redução”, afirmou Visedo.

 

O que é o inventário nacional ponto a ponto?

• O Brasil, como signatário da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), apresenta o Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE) a cada 4 anos.

• O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da atuação da Coordenação-Geral da Ciência do Clima e Sustentabilidade (CGCL), é responsável pela coordenação da elaboração do Inventário Nacional.

• Em 2020, o Brasil publicou seu mais recente Inventário Nacional, contemplado na Quarta Comunicação Nacional do país submetida à UNFCCC. A elaboração deste inventário representou um esforço coletivo e multidisciplinar, que envolveu cerca de 185 instituições e mais de 300 especialistas de todas as regiões do país.

• O relatório usa metodologia aprovada no âmbito de uma força tarefa do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Essas diretrizes são atualizadas periodicamente. O último inventário nacional foi feito com base nas diretrizes de 2006.

• Com base nos inventários, o MCTI disponibiliza o Simulador Nacional de Políticas Públicas Setoriais e Emissões (SINAPSE), uma plataforma que apresenta 50 possibilidades de políticas públicas. No portal, é possível selecionar a política pública, a intensidade dessa política e o cronograma. A partir daí, a ferramenta dá uma série de informações sobre qual vai ser o impacto disso do ponto de vista da redução de emissões, qual vai ser o custo dessa política, dentre outras informações.

 

 
 

Gonzalo Visedo, head de Sustentabilidade do SNIC: “O inventário é essencial para atingirmos a meta. Quem não mede, não gerencia”. Foto: Divulgação

Tags:, , , , , , ,

Revoke Consent