IMPRENSA

28/08/2013IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Manejo de águas adequado pode ajudar a prevenir enchentes

ABCP reúne especialistas durante o Concrete Show para apresentar soluções de drenagem, permeabilização dos solos e tratamento de água para reuso, com destaque para o condomínio Vale dos Cristais, em Belo Horizonte

 

A qualidade de vida nas cidades passa por soluções para infraestrutura urbana, sobretudo as viabilizadas com sistemas construtivos à base de cimento e concreto. Grande parte das cidades do mundo busca soluções para minimizar a impermeabilização dos solos, ilhas de calor e outros problemas ligados ao manejo adequado de águas pluviais e drenagem urbana.  Para debater o tema, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promove, durante o Concrete Show South America 2013, o seminário Soluções de Drenagem para Cidades, no dia 28 de agosto, a partir das 14 horas, no Centro de Exposições Imigrantes.

Um manejo apropriado de água envolve o tratamento de áreas abertas com o aumento de permeabilidade e integração de sistemas de drenagem com paisagismo para alcançar um escoamento ideal, além de reduzir investimentos em infraestrutura de redes convencionais de drenagem. Essa integração ao paisagismo oferece um potencial complementar de redução de ilhas de calor, aumento do conforto térmico, além da qualidade estética. Esse tipo de cuidado está cada vez menos presente na rotina das grandes cidades.

Uma das alternativas para tornar essas soluções mais palpáveis nos ambientes urbanos é levar em consideração os condomínios, que estão cada vez maiores, formando pequenas cidades dentro das cidades. Os condomínios ocupam áreas significativas nas metrópoles, normalmente sem qualquer preocupação com relação ao impacto causado ao ciclo d’agua de um determinado local. Consomem grande quantidade de água potável de fontes distantes, e retornam águas poluídas, além de aumentar o escoamento superficial e a possibilidade de enchentes. Um exemplo de como essa situação pode ser facilmente controlada é o condomínio Vale dos Cristais, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O tratamento de águas do condomínio foi elaborado de maneira a retornar a água em qualidade idêntica à que consumiu, permitindo seu reuso integrado ao aproveitamento de água de chuva, reduzindo de maneira significativa o consumo. Tudo isso colabora para a melhora da qualidade dos rios e córregos sob sua área de influência, da qualidade do ar, gerando conforto térmico e um ambiente agradável. “Um manejo apropriado de águas pluviais reduz a contaminação, além de reduzir problemas com assoreamento e aumentar a constância no fluxo dos rios e córregos”, explica Guilherme Neves Castagna, engenheiro civil e coordenador de projetos da Fluxus Design Ecológico, responsável pela elaboração do projeto do condomínio Vale dos Cristais. “Essa melhora permite que os rios sejam integrados novamente às cidades, proporcionando qualidade de vida para os moradores que vivem às suas margens, além de possibilitar o aproveitamento local de suas águas, já que passam a possuir qualidade para isso”, diz.

O sistema de drenagem do condomínio é composto por reservatórios de retardo domiciliares em concreto armado ou alvenaria, blocos de pavimentação intertravados, escadas hidráulicas e calhas com dissipadores em concreto armado. Todos os lotes devem respeitar o projeto que prevê a drenagem do condomínio. “Os moradores devem manter faixas permeáveis na frente de seus lotes, com faixas gramadas ou pavimentos drenantes. Além disso, cada residência possui reservatórios de retardo para adiar o fluxo de água gerado pelos telhados”, explica Guilherme Neves Castagna. Os cálculos preveem que, com essas medidas, o sistema de drenagem reduzirá em 3,7% a vazão de escoamento da água.

Serviço:

Concrete Show South America 2013

Data: de 28 a 30 de agosto

Horário: Dia 28 – das 13 às 20 horas

Dias 29 e 30 de agosto – das 10 às 20 horas

Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP)

Tags:, , , , , , , , ,

Revoke Consent