IMPRENSA

02/05/2022IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Mario William Esper é reeleito presidente da ABNT

Executivo terá como desafio ampliar ainda mais o reconhecimento internacional da entidade nos próximos três anos

Mario William Esper conquistou um novo mandato à frente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ele foi reeleito em votação realizada nesta quinta-feira, 28/4, para um mandato de dois anos (2023 – 2025). Para a vice-presidência, os associados elegeram Carlos Roberto Petrini, diretor do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Mario William Esper tem largo conhecimento e atuação na normalização. Em sua última gestão se dedicou a posicionar a ABNT como Foro Nacional de Normalização e representante oficial no Brasil da Organização Internacional de Normalização – em inglês, International Organization for Standardization (ISO), promovendo inúmeras ações para ampliar a participação na normalização internacional.

A ABNT é protagonista nos estudos para a criação de uma normalização global sobre ESG que defina parâmetros, diretrizes e critérios com indicadores de qualidade, que está sendo desenvolvida em parceria com Reino Unido e Canadá, e da norma de métrica de desmatamento, tema especialmente sensível aos brasileiros. “As normas se encontram em todos os níveis da organização social e têm um papel significativo no crescimento das empresas e do país. Do cimento utilizado na construção ao circuito de um computador, hoje já são mais de 9 mil documentos normativos, elaborados por 237 Comitês Técnicos, que sob gestão da ABNT fornecem a base necessária para o desenvolvimento tecnológico do País”.

Outra importante conquista da última gestão foi a criação de uma nova forma de elaborar documentos normativos com as Práticas Recomendadas (ABNT PR), que tiveram grande relevância no combate à pandemia de Covid-19. Com rapidez e ineditismo, a ABNT contribuiu com a disseminação de informações e orientações sobre máscaras de proteção e ventiladores pulmonares, entre tantos outros temas relevantes para o enfrentamento da doença. “São muitos os desafios, lutas e conquistas que permeiam nossa trajetória na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No entanto, o longo caminho percorrido nestes 81 anos sinaliza apenas o futuro”, afirma o presidente.

 

Sobre a ABNT


A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Tags:, , ,