Meio ambiente

02/06/2016Meio ambiente

Mudanças climáticas e meio ambiente

 

As mudanças climáticas já são uma realidade para o planeta e as evidências fazem parte dos acontecimentos diários, com ameaças à infraestrutura das cidades, diminuição da produtividade nas lavouras e alterações nos oceanos.

Dentro desse cenário, a indústria cimenteira brasileira vem adotando voluntariamente medidas para melhorar o desempenho de seus processos produtivos quanto à emissão de gases de efeito estufa, incluindo o acompanhamento e inventário de emissões, o desenvolvimento de programas de eficiência energética, o uso de adições ao cimento e o uso de combustíveis alternativos.

A ABCP mantém, ao lado do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), a representação do setor em diferentes fóruns sobre mudanças climáticas. Juntos, dão suporte técnico para a elaboração de inventários e apoio à promoção e difusão dos avanços do setor no Brasil, considerado uma referência internacional.

Grande parte dos produtores brasileiros de cimento integra o fórum internacional da Cement Sustainability Initiative – Iniciativa de Sustentabilidade do Cimento (CSI), do WBCSD, sigla em inglês do Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

Alinhados ao fórum, a ABCP e o SNIC criaram em 2014 o projeto Mapeamento Tecnológico do Cimento – Brasil, Cement Technology Roadmap Brazil 2050. O projeto foi concluído em 2019, alinhando-se a outras três iniciativas semelhantes, já realizadas: Global (2009 – CSI, Cement Sustainable Initiative), Índia (2012) e Europa (2013 – Cembureau).

O Roadmap Brazil, que é apoiado pela Agência Internacional de Energia (IEA) e pela CSI, visa mapear as tecnologias existentes e as potenciais que sejam capazes de auxiliar a indústria do cimento a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, melhorar a eficiência energética e, assim, atender às demandas futuras da sociedade e suas políticas públicas. A meta é projetar um cenário para 2050.

Tags:, ,

Revoke Consent