Ministério das Cidades firma acordo com ABCP e ABNT para melhorar a mobilidade urbana
O Ministério das Cidades – Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana – assinou nesta quarta-feira (05/12/2018) com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Termo de Cooperação Técnica visando o desenvolvimento de normas técnicas específicas para o sistema construtivo de calçadas e ciclovias. O objetivo do acordo é oferecer à população maior segurança, acessibilidade e qualidade no espaço urbano através da adoção de padrões técnicos adequados a essas intervenções, de modo que os investimentos sejam planejados e empregados corretamente em estruturas duráveis, longevas e econômicas do ponto de vista da manutenção.
O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Junior, entende que o acordo irá auxiliar na efetividade das obras de infraestrutura urbana no país e poderá dar mais segurança aos brasileiros que se locomovem de bicicleta e a pé. “A intenção é contar com a colaboração da ABNT e ABCP para desenvolver normas a fim de oferecer suporte ao crescimento que nós esperamos no transporte ativo, principalmente da bicicleta e dos pedestres”, afirmou.
Para o Presidente da ABCP, Paulo Camillo Penna, além de segurança, o acordo trará também mais eficiência no gasto público. “Será uma gestão adequada de verba pública, porque o recurso será utilizado com obras de maior durabilidade e prazo correto, já que a padronização evitará desperdícios e assegurará qualidade destes equipamentos urbanos. Com o atendimento do sistema à norma técnica, mais investimentos em obras poderão ser feitos”, declarou.
O vice-presidente da ABNT, Mario William Esper, explicou que a normalização permitirá padronizar a construção e o uso da infraestrutura. “Adotar esses padrões previne acidentes e gera uma maior segurança aos usuários. É importante que haja uma nota de certificação para que a norma seja de fato cumprida”, explicou.
A partir da esquerda: Paulo Camillo Penna (ABCP), Inácio Bento de Morais Junior (Ministério das Cidades) e Mario William Esper (ABNT)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades