Ministro da Infraestrutura destaca uso do pavimento de concreto na BR-285
<Pavimento de Concreto: sustentabilidade, durabilidade, qualidade e baixo custo>
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou na última segunda-feira (06/07/2020), em postagem feita no Twitter, as obras da rodovia BR-285 e, mais especificamente, o trecho de serra da estrada (13 km), que está recebendo pavimento de concreto. “Bom dia a todos. A caminho de Santa Catarina, onde vamos assinar o contrato de concessão da BR-101/SC Sul, com previsão de R$ 7 bi em investimentos. Aproveito para dar uma passada em Timbé do Sul para ver as obras da BR-285/SC. Pista em trecho de serra terá pavimento de concreto”, escreveu em sua conta na rede social. A ABCP dá apoio técnico à obra.
O trecho da BR-285 citado pelo ministro liga os municípios de Timbé do Sul-SC a São José do Ausentes-RS, um trecho de 13 quilômetros na conhecida Serra da Rocinha. Trata-se de uma obra do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que está sendo executada pelo consórcio Setep/Sotepa/Ivaí. O trecho está recebendo pavimentação em concreto com 22 cm de espessura e duas faixas de 3,5m de largura sobre uma sub-base de CCR (concreto compactado com rolo). Devido a dificuldades técnicas, por apresentar várias obras de arte, e também pela falta de recursos do contratante, a obra foi iniciada apenas em agosto de 2016 e sua conclusão está prevista para dezembro de 2020.
Apoio técnico da ABCP
A ABCP participou do projeto da Serra da Rocinha em diversas frentes. Antes mesmo do início dos trabalhos, forneceu subsídios sobre o pavimento de concreto ao DNIT, para as especificações técnicas do edital de licitação. Posteriormente, passou a acompanhar o consórcio na execução da obra. Nesta etapa, houve duas capacitações: a primeira em maio de 2019 sobre CCR, para execução da sub-base, e a segunda sobre pavimento de concreto, em outubro do mesmo ano. Os treinamentos, que ao todo capacitaram 62 profissionais, foram ministrados pelo engenheiro Carlos Roberto Giublin.
Uma vez iniciados os serviços, a ABCP tem acompanhado periodicamente a execução da obra, junto com a CRG Engenharia, empresa de consultoria contratada pelo consórcio.
Um novo canal de integração
A celebração do ministro pelo uso do pavimento de concreto na BR-285 tem justificativa. Considerado uma tecnologia bastante competitiva e sustentável para as estradas nacionais (veja o debate recente no canal ABCPonLINE), o pavimento de concreto já provou seu elevado desempenho em diversas obras brasileiras. Em Santa Catarina, por exemplo, destacam-se obras longevas, como a rodovia SC-390, na Serra do Rio do Rastro, e a rodovia SC-301, na Serra Dona Francisca. Mais recentemente, o Estado adotou a tecnologia na avenida de acesso ao porto de Imbituba e na rodovia SC-114, na ligação entre os municípios de Lages e Otacílio Costa.
“A rodovia deve potencializar o turismo da região, uma vez que situa-se na região dos cânions e será mais uma rota ligando os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Será também uma importante via de escoamento de produtos industrializados vindos do Rio Grande do Sul e Argentina para os portos de Santa Catarina”, explica o engenheiro Dejalma Frasson Junior, representante da ABCP na Região Sul.