IMPRENSA

Professora Maria Alba recebendo a homenagem do SBTA 2019. Foto: SBTA

16/05/2022IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Morre a professora Maria Alba Cincotto

Foto: CICS USP

Faleceu nesta segunda-feira, 16, aos 85 anos, a professora Maria Alba Cincotto, figura das mais respeitadas e queridas na área acadêmica voltada à engenharia e à construção civil. Bacharel em Química pela USP, construiu sua carreira na própria Universidade de São Paulo, onde conquistou os títulos de mestre e doutora pela Escola Politécnica, e onde também lecionava, desde 1991, como professora de pós-graduação no Departamento de Engenharia de Construção Civil. Com quatro pós-doutorados – no IRC, Canadá (1999), Eduardo Torroja, Espanha (1989) e CERILH, França (1969 e 1987) – era uma autoridade inigualável na área de argamassas e concretos.

Mas sua atuação superou as fronteiras acadêmicas. Foi uma das fundadoras do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e idealizadora e fundadora do Grupo de Trabalho (GT) em Argamassas da Antac (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído), assim como da primeira edição do SBTA (Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas), do qual recebeu uma justa homenagem, em 2019, por meio do professor Oswaldo Cascudo, então coordenador daquela edição, realizada em Goiânia-GO.

A indústria de cimento recebeu sua contribuição generosa em 2016, quando a professora Maria Alba participou, ao lado dos professores Vanderley M. John e Rafael G Pileggi, ambos da POLI, de edição do Congresso Brasileiro do Cimento com a palestra “The Potential of filares to mitigasse GHG in Cement-Based Materials”. Ela também integrou o time de colaboradores do Roadmap Tecnológico do Cimento (SNIC, 2019) que elaborou os Papers Técnicos, sob a coordenação do ex-reitor da USP José Goldemberg. Neste trabalho, Maria Alba Cincotto e Maristela Gomes trataram do tema “Adições e substitutos do clínquer”.

A participação pública mais recente da professora Maria Alba ocorreu ao vivo no YouTube, no canal “Autores da Engenharia”, do engenheiro Renato Sahade, durante o Ep. 20 (10/11/2021), em que foi homenageada. O professor Vanderley John, titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil da POLI USP, convidado a abrir o programa, disse: “Me pediram para falar sobre a Maria Alba, com a qual trabalho há 30 anos. É difícil ser breve. Talvez eu deva começar reconhecendo que ela define e influencia a pesquisa em construção no Brasil há pelo menos 50 anos, sempre participando das discussões relevantes da sociedade.”

No programa, ainda acessível no YouTube, a professora deixou uma mensagem:

“Quero estimular os jovens para que não desanimem e insistam na pesquisa e no progresso, sempre.” 

Fotos: Ibracon, Departamento de Engenharia de Construção Civil da POLI USP e XIII SBTA

Assista ao programa “Autores da Engenharia – Maria Alba Cincotto”, Ep. 20 (10/11/2021)

 

 
 

Foto: SBTA

Foto: SBTA

Foto: SBTA

Tags:,

Revoke Consent