NBR 15575 no foco do 7º ciclo da Comunidade da Construção de Goiânia
Os trabalhos do 7º ciclo da Comunidade da Construção de Goiânia estão a todo vapor. Sempre com o objetivo de integrar a cadeia produtiva local e promover o desenvolvimento dos sistemas construtivos à base de cimento, em seu plano anual de atividades, a coordenação regional apresentou, entre outras ações, uma proposta com enfoque na Norma ABNT NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, que entrou em vigor em 19 de julho de 2013 e é um marco regulatório, técnico e jurídico, na construção civil, estabelecendo seus requisitos e critérios de desempenho. Esse ciclo de ações teve início em maio de 2013 e deve vigorar até dezembro de 2014.
O polo de Goiânia vem realizando seminários com esse tema, a fim de disseminar as exigências e implicações desta norma. Com a proposta de sistematizar as futuras iniciativas, em março foi lançada a Oficina da Norma de Desempenho, com o módulo: Aspectos Jurídicos – Desdobramentos para o Setor e Impactos nas Empresas Construtoras, realizado no dia 03 de abril, na sede do Sinduscon/GO. Diversos temas estão sendo desenvolvidos, inclusive sendo trabalhados em outros polos da Comunidade da Construção.
Entre as principais ações do polo de Goiânia realizadas em 2014, destacam-se as seguintes:
- Café da Manhã no GPL – 70 participantes
- PDC – Estrutura e Vedações – 60 participantes
- NBR 15575 – Aspectos Jurídicos – 125 participantes
- Café da Manhã na Brookfield – 50 participantes
- NBR 15575 – Acústica – 115 participantes
- NBR 15575 – Acústica – 75 participantes
- Curso de Paredes de Concreto – 80 participantes
Estão previstas ainda este ano uma série de ações. Entre elas destacam-se:
- Oficina da Norma de Desempenho – Desempenho Térmico e Lumínico – 21 de agosto
- IV Concretar – 18 de setembro
- Oficina da Norma de Desempenho – Procedimentos para Implantação – 09 de outubro
- III Encontro da Construção Industrializada de Goiânia – 30 de outubro
- Oficina da Norma de Desempenho – Aplicação Prática em Construtora – 20 de novembro
- Encerramento do 7º Ciclo da CC de Goiânia – 04 ou 11 de dezembro
O polo goiano
A Comunidade da Construção de Goiânia é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás – Sinduscon/GO e a Universidade Federal de Goiás – UFG. A Comunidade conta hoje com os seguintes parceiros financiadores, sendo 30 Empresas Construtoras, 10 Empresas Fornecedoras e 01 Laboratório de Controle Tecnológico.