IMPRENSA

30/05/2011IMPRENSA, Noticias, Rio de Janeiro/Espírito Santo

Nova Iguaçu recebe workshop sobre acessibilidade

A ABCP RJ/ES, em parceira com a prefeitura de Nova Iguaçu e FIRJAN, promoveu o workshop de capacitação técnica de equipes na implantação do Programa de Calçada Acessível, como já ocorreu nas cidades de Queimados e de Itaguaí. O programa se estenderá a outros seis municípios da Baixada Fluminense.

O workshop pôs em prática o tema ‘Vivência das Barreiras Encontradas por Pessoas com Deficiência’, com profissionais responsáveis pela elaboração de projeto e pela execução de obras da prefeitura. O grupo sentou em cadeiras de rodas e usou vendas nos olhos para demonstrar como são as dificuldades de um cadeirante e de um deficiente visual. Dessa forma, os técnicos também puderam perceber melhor as falhas na execução e a necessidade de mais detalhes nos projetos.

Para a gerente regional da Firjan, Elizabeth Bispo, um fator importante do projeto é a discussão sobre a acessibilidade urbana na Baixada Fluminense, unindo a iniciativa privada e o poder público. “Este projeto surgiu com o objetivo de promover e incentivar as discussões sobre acessibilidade urbana na esfera pública, em virtude do cenário encontrado no que se refere ao estado de conservação, obstáculos e falta de acessibilidade nas calçadas da Baixada Fluminense”, explicou.

A Baixada Fluminense, região que integra 13 municípios na área metropolitana do Rio de Janeiro, tem Nova Iguaçu como uma das principais cidades, sendo o maior município da região em extensão territorial e o segundo em população.

Tags:, ,

Revoke Consent