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11/06/2025IMPRENSA

O cimento como agente de transformação da infraestrutura está na pauta do maior evento do setor

O Brasil possui aproximadamente 1,72 milhão de quilômetros de estradas e rodovias, o que faz do país o dono da quarta maior malha rodoviária do mundo. Por outro lado, há um dado que assusta: somente 12,4% das vias são pavimentadas.

Para debater os principais desafios e oportunidades ao desenvolvimento da infraestrutura nacional, autoridades, especialistas e lideranças empresariais estarão reunidos no 9º CBCi – Congresso Brasileiro do Cimento e na ExpoCimento, que acontecem de 30 de junho a 2 de julho de 2025 no Golden Hall WTC, em São Paulo. Os eventos são organizados pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).

A programação do congresso destaca, em seu último dia, o tema “O cimento como agente de transformação – Infraestrutura e Inovação”, com palestras do Presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Venilton Tadini, do Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, do Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, e do CEO da Motiva, Miguel Setas.

Diante dos desafios climáticos e da necessidade de infraestrutura viária mais durável e sustentável, o pavimento de concreto vem se consolidando como uma solução técnica e economicamente vantajosa. Além de apresentar um custo de construção competitivo, sendo em muitos casos mais barato que soluções convencionais de revestimento para pavimentos, sua vida útil é significativamente superior, reduzindo a necessidade de manutenção frequente e os custos associados a ela ao longo do tempo. As vantagens do sistema construtivo incluem ainda a redução do consumo de combustível e de pneus e a diminuição do número de acidentes.

Nas rodovias federais, a solução está presente, por exemplo, no Paraná, Santa Catarina e em Brasília. No território paranaense, o concreto está dando uma nova cara à logística viária, com segurança e ganhos operacionais para quem trafega pelo Estado. Já foram pavimentados 110 quilômetros e estão em execução outros 237 quilômetros de rodovias, além de 250 quilômetros de restauração de pavimento flexível pelo sistema whitetopping, que consiste no uso de concreto para a reabilitação de pavimentos asfálticos deteriorados, aumentando a qualidade da obra e a durabilidade das estradas. Há ainda mais 167 quilômetros em projetos. Já Santa Catarina tem atualmente em execução 110 quilômetros de restauração de rodovias, também com whitetopping.

Em Brasília, as vantagens do sistema foram comprovadas em diversas rodovias, entre elas a DF-095, conhecida como Via Estrutural, que teve todo o seu asfalto recoberto por pavimento de concreto (whitetopping), tornando-se a primeira do Distrito Federal a ter essa tecnologia em toda sua extensão, de aproximadamente 45 quilômetros.

Nas cidades, o Pavimento Urbano de Concreto (PUC) já é adotado por mais de 150 municípios brasileiros, contribuindo para a melhoria das ruas com qualidade e economia de recursos financeiros, além de gerar ganhos adicionais para os usuários e para a própria natureza. A pavimentação de concreto em vias urbanas, que começou com seu emprego em corredores de ônibus e avenidas de trânsito pesado, hoje está presente também em vias de menor tráfego. Esta é a realidade de cidades como Piracicaba, no interior de São Paulo.

A expansão do pavimento rígido se deve às vantagens competitivas do PUC, como a vida útil até cinco vezes mais longa em relação ao asfalto, a redução de custos de manutenção, a reflexão de luz até 30% superior à do asfalto e a consequente redução no consumo de energia elétrica das cidades. Além disso, esse tipo de pavimento também pode reduzir em até 4°C a temperatura ambiente e em até 14°C a temperatura da superfície da via, contribuindo para uma menor emissão de dióxido de carbono (CO2). O PUC pode ainda ser utilizado como solução de whitetopping como forma de recuperar e aumentar a capacidade de carga da via.

ExpoCimento

A Exposição Internacional do Cimento – ExpoCimento 2025 ocupará um moderno espaço do Golden Hall WTC, especialmente concebido para acolher as palestras e também para apresentar o que existe de mais atual e relevante para a produção do insumo e sua aplicação nos sistemas cimentícios.

O 9º CBCi e a ExpoCimento têm patrocínio de: Aditibras, Beumer Latinoamericana Equipamentos, Cimento Nacional, Ciplan Cimento Planalto S/A, Claudius Peters do Brasil, Chryso Saint-Gobain, Dairix Equipamentos Analíticos, FIEMG – SENAI, FIRJAN – SENAI, FLSmidth Brasil, Fuchs Lubrificantes do Brasil, Gebr. Pfeiffer do Brasil, Haver & Boecker Latinoamericana, Hazemag do Brasil, Cia de Cimento Itambé, Magotteaux Brasil, Novakem Indústria Química, Orizon Valorização de Resíduos, Qlar Europe Gmbh, Renova, RHI Magnesita, RUD Correntes Industriais, Sika S/A, Sinoma – CBMI,  Sinoma – CDI,  Sinoma – CNBM Equipment Group Co, Sinoma Overseas Brazil,  UTIS e Votorantim Cimentos.

II Simpósio Brasileiro de Ciência do Cimento (SBCC 2025)

Paralelamente aos eventos, haverá ainda uma semana de muito conhecimento, inovação e networking no II Simpósio Brasileiro de Ciência do Cimento (SBCC 2025), de 27 de junho a 2 de julho, com a presença renomados especialistas e acadêmicos do tema.

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