IMPRENSA

28/08/2014IMPRENSA, Noticias, São Paulo

O primeiro dia da ABCP no Concrete Show 2014

Começou nesta quarta-feira (27/08/2014) o Concrete Show 2014, no Centro de Exposições Imigrantes. O presidente da ABCP, Renato Giusti, esteve presente na solenidade de abertura do evento, que acontece até sexta-feira, dia 29/08.

Durante a tarde, no estande da ABCP, aconteceram seis palestras gratuitas, com duração de 20 minutos. O engenheiro Alexsander Maschio, da ABCP Sul, falou sobre como executar bem um pavimento intertravado. Logo depois, o arquiteto Carlos Alberto Tauil, consultor da BlocoBrasil,  apresentou alguns cuidados na execução da alvenaria estrutural com blocos de concreto. Em outra roda, Rubens Curti, engenheiro da ABCP, mostrou as novas tendências na avaliação da resistência do concreto em estruturas. A quarta palestra do dia foi “Norma de desempenho e seu impacto nas edificações em concreto”, da engenheira Inês Battagin, superintendente do CB-18/ABNT. No começo da noite, o engenheiro Anderson Oliveira, do Sinaprocim/Sinprocim, deu a palestra Express “Como comprar lajes”. Por último, o instrutor engenheiro Flávio Munhoz, da ABCP, forneceu um guia para prevenção da reação álcali-agregado.

A ABCP também apresentou no Concrete Show o Seminário Melhores Práticas Construtivas, no Auditório 2, no qual a Associação mostrou os quatro melhores cases de implantações de inovações em canteiros de obras, segundo especialistas que avaliaram temas como produtividade, industrialização e sustentabilidade.

Durante a conferência, Valter Frigieri Jr., diretor de Planejamento e Mercado da ABCP, e Eliana Taniguti, sócia-diretora da e8 Inteligência, falaram sobre inovação no mercado da construção civil.
Foram apresentadas as ideias:

  • Emenda de Pilares Pré-Fabricados – Caso Shopping Tietê Plaza, por Carlos Eduardo Enrich Melo, sócio-diretor da CMA Engenharia;
  • Sistema de Instalação para Caixilhos em Parede de Concreto – Sipac, por Ênio Ferreira, diretor comercial da Atlântica Portas e Janelas de Alumínio;
  • Componentes Elétricos Diminuem Custo Global, por Fernando Lente de Andrade e Ricardo Caldas Brito, da Caixa de Passagem Elétrica Boreal;
  • Argamassas técnicas – Soluções eficientes em produtividade e acabamento, por Jefferson Aparecido Venhasque, gerente de Produtos da ParexGroup.

Tags: