IMPRENSA

03/09/2025IMPRENSA, Noticias

Parceria com o Exército Brasileiro

ABCP firma acordo que visa desenvolver soluções e capacitar profissionais em sistemas construtivos à base de cimento

A ABCP e o Exército Brasileiro (EB) firmaram nesta quarta-feira, 3/9, um Acordo de Cooperação Técnica no sentido de desenvolver e implementar projetos e inovações tecnológicas, assessoria técnica, capacitação e aprimoramento dos profissionais das instituições envolvidas quanto aos sistemas construtivos à base de cimento e suas aplicações, principalmente na área de pavimentação.

O termo prevê o apoio técnico da ABCP para a elaboração de projetos de dimensionamento de pavimento de concreto para a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica, preparação de material didático e treinamento dos profissionais do Exército. Um dos objetivos, por exemplo, será a colaboração da Associação com orientação técnica para a elaboração dos projetos de pavimentação da área externa do Hospital Militar de Área de Brasília, em especial para a implantação do pavimento urbano de concreto (PUC).

O acordo decorre de convite da Diretoria de Projetos de Engenharia (DPE), sugestão acolhida pela Chefia do Departamento de Engenharia de Construção (DEC), órgão máximo da Engenharia do Exército, na pessoa do General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, que firmou o documento junto com o presidente da ABCP e do SNIC, Paulo Camillo Penna. “Este é um momento de muita satisfação para nós. A ABCP possui know-how em sistemas à base de cimento e um laboratório que é referência nas Américas e essa estrutura está à disposição do Exército Brasileiro. Tenho certeza de que este acordo permitirá um grande intercâmbio e troca de conhecimentos entre as duas instituições”, disse Paulo Camillo. 

 

História de colaboração mútua

A parceria entre ABCP e Exército se estreitou nos últimos 20 anos. Em 2006, a ABCP iniciou uma aproximação institucional com o EB por meio da Diretoria de Obras de Cooperação (DOC) e do DEC, atendendo a uma demanda pontual relacionada à construção de moradias no Estado do Pará. Esse primeiro contato estabeleceu uma relação de cooperação técnica e institucional entre as partes.

Entre 2007 e 2008, o Exército Brasileiro assumiu a responsabilidade pela pavimentação em concreto de três lotes da BR-101 no Nordeste. Diante da complexidade da obra, foi solicitado o apoio técnico da ABCP, que resultou na celebração de um convênio para capacitação e acompanhamento da execução dos serviços. Nesse contexto, a ABCP foi contratada e remunerada pelos serviços prestados. “O sucesso do projeto foi reconhecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que destacou o notório saber técnico da ABCP e do EB na execução e fiscalização de obras de pavimentação em concreto”, lembrou Waldir Belisario dos Santos, do Escritório Regional da ABCP em Brasília.

Mais recentemente, em 2018, a ABCP procurou o EB por intermédio da Diretoria de Engenharia Militar (DEM) para verificar o status dos equipamentos utilizados na BR-101/NE. Na ocasião, foi realizada uma reunião com representantes da DOC e do DEC, na qual a ABCP apresentou sua trajetória, os avanços no desenvolvimento de tecnologias para pavimentação em concreto e o surgimento do pavimento urbano de concreto, o que contribuiu para a celebração do atual acordo.

 
 

Revoke Consent