IMPRENSA

06/08/2019IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Parede de Concreto em Salvador

Seminário reúne 150 profissionais em debate sobre mercado e desempenho do sistema

A Comunidade da Construção de Salvador e o Grupo Inovação do Sinduscon-BA promoveram na sexta-feira, 02/08/2019, o seminário “Paredes de Concreto: Melhores Práticas, Pesquisas e Critérios de Desempenho”. O evento foi realizado por ação conjunta da ABCP, do Sinduscon baiano e do Núcleo Parede de Concreto. O objetivo foi debater aspectos importantes do sistema construtivo, apresentando suas melhores práticas, resultados de pesquisas e critérios de desempenho à luz das normas técnicas.

A representante da ABCP na Bahia e Sergipe, Ana Gabriela Saraiva de Aquino, avaliou que “o evento foi muito positivo por reunir profissionais especializados no sistema e atuantes no mercado, além de esclarecer aspectos sobre a Norma de Desempenho”. Cerca de 150 pessoas lotaram o auditório do Sinducon-BA, em Salvador.

O encontro contou com uma palestra do engenheiro Rubens Monge, gerente de Edificações da ABCP e coordenador do Grupo Parede de Concreto, sobre o “Cenário Atual de Paredes de Concreto no Brasil”, e da engenheira e consultora Maria Angélica Covelo Silva, diretora da NGI, que tratou do “Desempenho e Atendimento aos Requisitos e Critérios da ABNT NBR 15575 no Sistema de Paredes de Concreto”.

O engenheiro Ary Fonseca Jr., coordenador do Núcleo Parede de Concreto, falou sobre o tema “Parede de Concreto: Ótima alternativa para seu negócio” e o engenheiro Daniel Rolemberg Côrtes, diretor de Obras da Impacto Construções, apresentou o estudo de caso da implantação da primeira obra em parede de concreto de sua construtora na palestra “Parede de Concreto – Villa das Flores: nossa história e resultados”.

O último palestrante, prof. dr. Daniel Véras Ribeiro, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) da UFBa, explanou sobre a “Avaliação e Identificação de Causas de Patologias Associadas ao Destacamento de Cerâmicas em Obras do Estado da Bahia”. O estudo trata do desplacamento cerâmico em edificações com paredes de concreto, mas não atribui a causa do problema ao sistema. 

Tags:, ,

Revoke Consent