Paredes de Concreto em Uberlândia
Cerca de 200 profissionais da construção civil estiveram reunidos na sede do Crea de Uberlândia, onde aconteceu no dia 26 de fevereiro o Workshop sobre Paredes de Concreto. O evento foi gratuito, resultado de uma ação conjunta da ABCP, Secretaria Municipal de Habitação, Sinduscon-TAP (Sindicato da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia/MG e Associação de Engenheiros.
O workshop contou com palestras de diversos especialistas. O engenheiro da ABCP Rubens Monge (foto) apresentou as vantagens do sistema e, após a realização do evento, houve uma visita técnica, acompanhada de técnicos da Secretaria de Habitação, a uma obra da cidade que já emprega a tecnologia de parede de concreto.
Sobre o sistema
O sistema construtivo de Paredes de Concreto começou a ser disseminado e utilizado em larga escala no Brasil somente nos últimos sete anos, para atender à grande demanda do mercado imobiliário e aos programas habitacionais fomentados pelo poder público, tendo em vista a sua competitividade, no tocante à agilidade de construção e maior economia no canteiro de obras.
Trata-se de um sistema construtivo adequado para canteiros com um grande número de unidades, onde é necessária a busca de processos mais industrializadas e de alta produtividade. As paredes e lajes são preenchidas com concreto, com a utilização de formas moldadas in loco. Em média se consegue um ciclo de concretagem de 1,5 andar por dia, já com instalações e esquadrias, restando apenas o acabamento, pintura e cobertura da edificação.