Noticias

01/02/2010Noticias, Sul

Participantes da Comunidade conhecem Usina de Itaipu e protótipos de casas de concreto

Os membros da Comunidade da Construção de Porto Alegre participaram em novembro, em Foz do Iguaçu (PR), de uma visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu e aos protótipos das casas construídas com paredes de concreto (apenas 7cm de espessura) pela parceria ABCP / Itaipu Binacional.

Durante as visitas, as construtoras Ivo A. Rizzo Incorporadora, Kaefe Engenharia, Lomando Aita, Engenhosul, Formas e Efeitos e EGL foram acompanhadas pela coordenadora da Comunidade da Construção, profª. Ângela Masuero, pela profª. Denise Dal Molin, do Núcleo Orientado para Inovação da Edificação (Norie), e pelo engenheiro Fernando Druck, representante da ABCP em Porto Alegre.

O empresário Narciso Eitt, da Narciso Materiais de Construção, idealizador da técnica utilizada para a construção das paredes com 7 cm de espessura, orientou os participantes e apresentou o sistema construtivo, as vantagens e custos da produção, além de prestar outras informações técnicas. Após a aprovação em todos os ensaios realizados no protótipo, que avaliaram o desempenho térmico e acústico, estanqueidade e resistência dos materiais, o projeto foi enviado à Caixa Econômica Federal. Se o sistema for aprovado, as casas poderão ser financiadas pela Caixa e incluídas no programa Minha Casa, Minha Vida, como alternativa habitacional mais barata.

Os representantes das construtoras puderam conhecer a usina de Itaipu e avaliar a utilização do concreto na estrutura, além de admirar a imponência da obra.

Foto: Comunidade de Porto Alegre visita em Foz do Iguaçu protótipo de casa com paredes de concreto (esq.) e a usina de Itaipu

Tags:,

Revoke Consent