IMPRENSA

Foto: ABCP

21/03/2023IMPRENSA, Minas Gerais, Noticias

Pavimentação: ABCP defende a utilização de concreto

Associação aponta que o produto é economicamente viável para substituir o asfalto nas obras de pavimentação

Por Thyago Henrique / Diário do Comércio (21/03/2023)

O gerente regional Minas Gerais da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Lincoln Raydan, defende a aplicação do concreto na pavimentação de rodovias e vias urbanas do Estado em substituição ao asfalto, produto que pode faltar em função da demanda por obras de infraestrutura no País. Ele afirma que estudos técnicos já comprovaram que o material possui diversas vantagens competitivas. E que o seu uso atende a parâmetros do chamado triple botton line (tripé da sustentabilidade), mostrando-se eficiente em aspectos financeiro, ambiental e social. 

O executivo faz um contraponto a Bruno Ligório, 1º vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) e membro do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Em entrevista recente ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, Ligório afirmou não ser viável substituir o asfalto de forma indiscriminada pelo concreto, sob a justificativa de que o pavimento rígido tem um custo superior ao flexível, embora seja um bom revestimento e com vida útil maior.

Segundo Raydan, uma pesquisa da ABCP mostra que em uma plataforma com volume médio diário de veículos comerciais (VDMc), unidirecional, acima de 500 veículos, utilizar o concreto se trata da opção mais econômica. Ressalta ainda que quanto mais intenso o tráfego, mais barato será o custo da construção. Também no pilar financeiro, o gerente regional cita que há uma redução dos gastos com manutenção, recuperação ou reabilitação da rodovia. Isso porque o concreto é projetado para um período de 20 anos, ao passo que o asfalto é dimensionado para 10 anos. Conforme ele, apesar da projeção já ser favorável ao material, o pavimento rígido pode durar ainda mais.

Leia a matéria completa no site do Diário do Comércio

Tags:, , , ,

Revoke Consent