Posts ABCP-SNIC (pt-en-es)

28/10/2024Posts ABCP-SNIC (pt-en-es), IMPRENSA

Pavimento de concreto avança nas rodovias federais

Para melhorar e modernizar a malha rodoviária brasileira, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem ampliando os investimentos e sua carteira de projetos. Em recente evento realizado na FIESP, durante o lançamento da Comunidade Pavi+, o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, engenheiro Luiz Guilherme Melo, observou a tendência de crescimento do uso do pavimento de concreto nas rodovias federais gerenciadas pelo órgão, que hoje já responde por 4,5% da malha, com a perspectiva de atingir 10%.

Apenas em 2024 são oito projetos sendo executados em concreto, totalizando 673 quilômetros, com destaque para o Norte e o Nordeste brasileiro. A ABCP realizou nessas regiões um amplo trabalho de apoio técnico para a execução de mais 800 quilômetros e a capacitação envolvendo um público de aproximadamente 1200 participantes desde 2021. Neste ano, a região deu início a duas importantes obras: a pavimentação de trechos da BR-135 no Maranhão e a duplicação da BR-230 na Paraíba, projetos esses que utilizam tecnologias modernas, trazendo melhorias à infraestrutura.

A BR-135 será a primeira rodovia do Estado do Maranhão a receber pavimento de concreto. O trecho de 74 quilômetros entre os municípios Miranda do Norte e o povoado de Caxuxa, em Alto, será restaurado com whitetopping, técnica que permite reabilitar pavimentos asfálticos deteriorados com aplicação do concreto.

No Maranhão, a ABCP apoia a Superintendência do DNIT no Estado desde 2022, oferecendo treinamentos e, mais recentemente, o curso “Execução e Controle de Pavimentos de Concreto”, com uma visita técnica à obra e participação de 40 profissionais.

Na BR-230, uma das principais rodovias da Paraíba, no trecho entre Campina Grande e Farinha, a ABCP fornece apoio à  duplicação de 30 quilômetros em pavimento de concreto, além da restauração de oito quilômetros em whitetopping. Por lá, a entidade é parceira do DNIT/PB desde 2021, com treinamentos especializados, como o curso de “Execução de Pavimento de Concreto”, realizado em setembro, com a participação de 20 profissionais.

A ABCP também participou da duplicação da BR-304/RN como fornecedora dos equipamentos usados para a construção do pavimento de concreto. A obra impulsiona o desenvolvimento econômico potiguar e incentiva o turismo ao contemplar a chamada Reta Tabajara, um trecho com 16 km de extensão localizado no município de Macaíba-RN.

O desenvolvimento da infraestrutura rodoviária nas regiões Norte e Nordeste contará ainda com projetos em andamento, como a duplicação e restauração da BR-343 no Piauí e BR-364/RO, BR-101/SE, BR-222/MA (80 km) e BR-101/BA (67 km) com total apoio da ABCP.

O Estado de Sergipe contará também com um trecho de 53 km em whitetopping na recuperação da pista antiga até a divisa com a Bahia, além da nova pista (duplicação) em pavimento de concreto, totalizando 106 km.

Além disso, há perspectivas promissoras para o uso do pavimento de concreto em outras obras federais nas regiões Norte e Nordeste, como as duplicações da BR-116/CE, BR-242/BA, além de obras estaduais como o Arco Metropolitano de Recife (65 km).

Todos esses avanços reforçam a importância da parceria entre a ABCP e o DNIT para promover o desenvolvimento do pavimento de concreto no país, aprofundar o estudo sobre o método, a capacitação do setor e difundir os benefícios da técnica.

Tags:, , , ,

Revoke Consent