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29/08/2012Banco de pautas, IMPRENSA

Pavimento de concreto é alternativa para melhoria das rodovias

As rodovias brasileiras, responsáveis por 95% do transporte de passageiros e 61% do transporte de carga, necessitam de pavimentação de alta durabilidade e baixo custo de manutenção, capaz de suportar o tráfego intenso, pesado e repetitivo. Sob este aspecto, o pavimento de concreto é a alternativa mais adequada para melhorar a qualidade das estradas, de forma a garantir a segurança dos usuários e a produtividade e competitividade do setor de logística e da própria economia do País. No entanto, apenas 4% das estradas adotam essa alternativa. Este será um dos temas abordados pela Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP durante o Concrete Show South America 2012.

A necessidade de melhorar a qualidade das estradas é evidenciada por estudo realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em 2011, segundo o qual 47,9% dos trechos de rodovias pesquisados estão em estado regular, ruim ou péssimo. “A vida útil do pavimento de concreto é de, no mínimo, 20 anos. No Brasil há exemplos de pavimentos com mais de 50 anos de serviço. O dinheiro economizado, quando se adota o pavimento de concreto, pode ser usado na construção de novas rodovias”, afirma Ronaldo Vizzoni, gerente de infraestrutura da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Entre outras vantagens, por ser mais claro, o pavimento de concreto proporciona maior visibilidade ao motorista e economia de energia elétrica na iluminação pública. Ainda em relação à segurança, esse tipo de piso permite uma distância de freagem menor, principalmente em dias de chuva, e não promove aquaplanagem.

Estudo feito pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá indica que caminhões podem economizar até 11% de combustível rodando em rodovias de concreto. Os técnicos justificam o resultado pela menor inércia que o pavimento de concreto proporciona aos caminhões, já que estradas de concreto possuem superfície rígida, indeformável e estável.

O pavimento de concreto não é novidade nas vias e rodovias. O Brasil foi um dos primeiros países a empregá-lo já no início do século XX, e sua utilização foi intensificada até a década de 1970, diminuindo a partir daí por aspectos da conjuntura econômica e financeira do país. A partir dos anos 90, a ABCP foi buscar pelo mundo o que havia de melhor em tecnologia de pavimentação em concreto, reativando a cultura e o domínio da sua execução, com o emprego dos mais modernos equipamentos e capacitação de profissionais para um resultado de qualidade.

 

Pavimento urbano

O pavimento de concreto é muito eficiente quando empregado em corredores de ônibus, por ter vida útil maior que as demais alternativas de pavimentação e por não sofrer deformações plásticas – como as famosas “trilha de rodas” ou buracos. Com isso, permite também redução no custo de operação dos veículos.

Além da decisão de implantar um corredor exclusivo é preciso executar um projeto de infraestrutura que contemple um pavimento de qualidade, durável, capaz de suportar trânsito pesado, constante, repetitivo e de baixa manutenção. O emprego do pavimento de concreto é indicado para corredores exclusivos de ônibus, grandes avenidas, marginais e perimetrais urbanas, terminais de carga e de ônibus, em túneis, viadutos, pontes e alças de acesso.

A parceria entre a ABCP e a prefeitura de Curitiba pode ser citada como case de referência em pavimentação urbana com a implantação da chamada “Linha Verde”. A Linha Verde, construída na antiga BR 116, foi transformada em avenida e corredor de transporte com dez faixas de tráfego, incluindo canaletas de uso exclusivo dos ônibus.

 

Whitetopping – Recuperação de pavimentos deteriorados com concreto

O uso do concreto como revestimento e base em recapeamentos de pavimentos asfálticos, chamado whitetopping ou “cobertura branca”, pode ser a solução para a melhoria das rodovias, estradas vicinais e corredores de ônibus no Brasil. A técnica, consagrada nos Estados Unidos e empregada com sucesso no trecho Porto Alegre – Osório da BR-290, na rodovia SP-103/79, em São Paulo, e na Serra de São Vicente – na BR 163/364, próximo a Cuiabá/MT, garante mais durabilidade e aumento da capacidade de carga no tráfego.

O whitetopping permite reaproveitar a infraestrutura de pavimento executada com materiais de diferentes naturezas. “A camada de asfalto funciona como uma sub-base. A técnica assegura uma vida útil igual ao do pavimento de concreto convencional, com expectativa de vida de serviço de mais de 20 anos e manutenção mínima”, afirma Ronaldo Vizzoni.

O whitetopping pode ser colocado diretamente sobre a superfície do antigo pavimento, requerendo apenas preparo prévio quando o pavimento flexível a ser reabilitado estiver em estágio avançado de deterioração funcional ou estrutural. O pavimento asfáltico se transformará em excelente camada de fundação, incorporando-se estruturalmente ao concreto.

 

Pavimento verde

O pavimento de concreto, também chamado de “pavimento verde”, é uma das alternativas mais recomendadas para atender às exigências ambientais, cada vez mais rigorosas e determinantes para a aprovação dos projetos. O pavimento de concreto não requer operações tapa-buracos e recapeamentos frequentes, ações que provocam congestionamento e acentuam a emissão de CO2, principal gás causador do efeito estufa, pelos veículos parados, gerando desperdício de combustível. Por ter maior durabilidade e exigir pouca manutenção, resulta em redução de custos e menos impactos ao meio ambiente.

 

Serviço

Concrete Show South America 2012

Estradas de Concreto: Uma Escolha Inteligente e Sustentável

Data: 31 de agosto

Horário: 14 horas

Local: Centro de Exposições Imigrantes – Auditório 1

Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo / SP

Informações: www.concreteshow.com.br

 

Informações para a imprensa

Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Melissa de Castro – Tel.: (11) 3120.9990 – melissa@presscomunica.com.br

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