Pavimento intertravado de concreto é opção econômica ao asfalto
Por Carlos Alberto Tauil
A mídia brasileira tem noticiado com frequência, nos últimos meses, os aumentos cada vez mais elevados no custo do asfalto, em decorrência dos reajustes mensais nos preços desse insumo feitos pela Petrobras. Em 2 de agosto de 2018, o jornal “O Povo”, do Ceará, destacou que, somente neste primeiro semestre, o preço do asfalto subiu 46,93% no Estado. Mesmo que a Petrobras tenha anunciado que os reajustes no preço do asfalto passarão a ser trimestrais, há uma ótima opção para pavimentar ruas, avenidas, praças, estacionamentos, centros de distribuição, áreas de contêineres de terminais logísticos, estradas vicinais em áreas de preservação, entre diversos outros tipos de obras: o pavimento intertravado de concreto.
O pavimento intertravado de concreto é produzido por máquinas automatizadas, que funcionam por vibrocompressão, e cuja cura pode ser feita a vapor ou ao calor do sol. Esse tipo de pavimento oferece peças de resistências adequadas ao tráfego leve de veículos e pessoas (35 MPa) e também peças de maior resistência (50 MPa), que permitem suportar cargas de algumas toneladas, como as exigidas pelo empilhamento de contêineres carregados em terminais marítimos e logísticos, em todo o país, por exemplo. Além disso, esse tipo de pavimento oferece facilidade de manutenção: quando um reparo precisa ser feito, basta retirar as peças, efetuar a restauração e recolocar os blocos no mesmo lugar.
Permeabilidade
O pavimento intertravado é uma opção que vem sendo cada vez mais e mais utilizada no Brasil, à semelhança do que ocorre nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, também por sua diversidade de tipos e à sua sustentabilidade. Ele é produzido em diversos formatos e cores, oferecendo ampla gama de possibilidades de desenhos em projetos paisagísticos, residenciais e comerciais.
Também oferece as versões de pavimentos permeáveis, que permitem a infiltração da água pluvial pela peça ou por juntas alargadas, ajudando a mitigar a ocorrência de enchentes por diminuir a impermeabilização do solo e, ainda, podendo essa água das chuvas ser armazenada para reuso. Há ainda a opção do pavimento intertravado com conforto de rolamento, com peças produzidas de forma a oferecer um piso liso e de tráfego confortável, ideal para estacionamentos de aeroportos, calçadas, parques e inúmeras outras aplicações.
Controle de qualidade
O pavimento intertravado de concreto é o insumo da construção pioneiro no Brasil em realizar uma Avaliação de Ciclo de Vida Modular (ACV-m), concluída em 2014 pelo prestigioso Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS), em iniciativa da BlocoBrasil e da ABCP visando a quantificar os impactos no meio ambiente da produção de blocos e pisos intertravados de concreto. Essa iniciativa, que visa a melhorar os índices chamados de “pegada de carbono” dos fabricantes associados à BlocoBrasil que participaram desse projeto, passarão a integrar (bloco de concreto de 14x19x39 cm), a partir deste ano, o programa Ecoinvent, sediado na Suíça e que é um banco de dados internacional de ACVs.
A garantia de qualidade que é oferecida pelos fabricantes de blocos e pisos intertravados de concreto associados à BlocoBrasil é outra vantagem ofertada aos seus clientes – órgãos públicos, construtoras e usuários finais. Isto porque só podem associar-se à BlocoBrasil os fabricantes que detenham o Selo da Qualidade da ABCP, que exige o atendimento às normas da ABNT no processo produtivo para conceder esse selo. E muitas dessas empresas associadas à BlocoBrasil são também qualificadas pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) de blocos vazados e pisos intertravados de concreto, do PBQP-H/Ministério das Cidades, que é coordenado pelo Sinaprocim/Sinprocim-SP, requer atendimento às normas da ABNT e demais legislações para sua concessão.
Pela somatória de todas essas vantagens, o piso intertravado de concreto é a melhor opção disponível a projetistas, construtores, órgãos públicos em termos de custo/benefício, econômico, técnico e ambiental.
Saiba mais sobre pavimento intertravado no site da BlocoBrasil.