Posts ABCP-SNIC (pt-en-es)

02/02/2024Posts ABCP-SNIC (pt-en-es), IMPRENSA

Pavimento permeável é solução para enchentes típicas do verão

As mudanças climáticas extremas, com temperaturas e chuvas acima da média, geram consequências significativas para as cidades brasileiras, especialmente no verão. O cenário, que vem sendo recorrente, é acompanhado de prejuízos devastadores, que vão de enchentes, deslizamentos de terra até inundações de casas.

Para resolver um dos maiores desafios urbanos, os administradores públicos vêm recorrendo a projetos urbanísticos e de infraestrutura que possam minimizar ou até reverter as consequências destes fenômenos. Uma das soluções que têm despontado como alternativa para diminuir o escoamento superficial de águas pluviais e minimizar as inundações urbanas é a pavimentação com concreto permeável. Cidades como Vila Velha (ES), Curitiba (PR) e Bagé (RS) já fazem uso dessa solução.

Em áreas urbanas densamente ocupadas, as superfícies destinadas ao sistema viário e áreas industriais e residenciais ocupam espaços consideráveis, chegando a 30% da área da bacia de drenagem. Nesse sentido, a utilização de pavimentos permeáveis contribui para a diminuição do escoamento superficial e inundações urbanas.

Os pavimentos permeáveis podem ser utilizados em praticamente todos os tipos de obras. Seja uma edificação residencial, comercial ou industrial ou em áreas públicas, como ruas e praças. Podem ser aplicados em calçadas, vagas de estacionamento ou grandes pátios. Ao permitir a passagem da água através de sua estrutura, o pavimento permeável minimiza a impermeabilização das áreas, que ocorre com o uso de sistemas convencionais, e, dependendo das condições de projeto, a água retirada da superfície pode retornar ao lençol freático ou até ser reaproveitada – no caso das edificações industriais e residenciais – como água de reuso.

O sistema de pavimentos permeáveis avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Muitas obras – públicas e privadas – já utilizam a solução. Porém, o trabalho de divulgação do sistema e da norma técnica ABNT NBR 16416 (vigor desde 2015) deve ser contínuo, principalmente junto aos órgãos públicos e aos principais especificadores (arquitetos, engenheiros e paisagistas) que podem utilizar o sistema em seus projetos. A partir de um maior conhecimento por parte dos técnicos e responsáveis pela administração pública o sistema permeável deve ser cada vez mais utilizado.

Tags:

Revoke Consent