Pavimento Urbano de Concreto avança como solução para cidades
A manutenção das vias urbanas se tornou um grande desafio à medida que as cidades se desenvolvem. Diante do aumento considerável do volume de tráfego e de cargas, cresce a busca por soluções inovadoras para reparar, recuperar, substituir ou até mesmo aumentar a capacidade de carga de vias muitas vezes já degradadas.
O Pavimento Urbano de Concreto (PUC) tem despontado como solução adequada a essa demanda, já adotada em 150 cidades, podendo contribuir para a melhoria das vias com qualidade e economia de recursos financeiros, gerando ainda ganhos adicionais para os usuários e para a própria natureza.
A pavimentação de concreto em vias urbanas, que começou com corredores de ônibus e hoje está presente também em vias de menor tráfego, é uma realidade no país. Essa expansão se deve às vantagens competitivas do PUC, como a vida útil até cinco vezes mais longa, comparada ao asfalto, a redução de custos de manutenção, a reflexão de luz até 30% superior ao asfalto e consequente redução no consumo de energia elétrica das cidades. Além disso, esse tipo de pavimento também pode minimizar em até 4°C a temperatura ambiente das vias e reduzir em até 14°C a temperatura da superfície e a emissão de dióxido de carbono (CO2).
A tecnologia durável e sustentável foi escolhida pelo município de Piracicaba, no interior de São Paulo, que receberá pavimento de concreto em cerca de 45 km de avenidas e ruas da cidade com intenso fluxo de veículos.
A pavimentação em concreto em Piracicaba é acompanhada por representantes da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem – ABESC e Associação Brasileira da Indústria de Fibras para Construção Civil e Produtos Afins – ABIFIBRA. Essas associações estão acompanhando voluntariamente este serviço, para dar respaldo para a Prefeitura, pois o Pavimento Urbano de Concreto é um método inovador e poucas cidades do Brasil o utilizaram nesta quantidade planejada pelo município.