IMPRENSA

18/04/2023IMPRENSA, Minas Gerais, Noticias

Pavimento Urbano de Concreto (PUC) em debate

O Seminário sobre Pavimento Urbano de Concreto (PUC), realizado nesta terça-feira, 18/04, em Belo Horizonte, no SEBRAE-MG, reuniu diversas entidades do setor em torno desse tema central: o pavimento de concreto em vias urbanas. Durante o evento, foram apresentados o estado da arte, projetos e cases do PUC, com informações sobre novidades e boas práticas nessa área. No encontro, o engenheiro Lincoln Raydan, gerente regional da ABCP Minas Gerais, tratou do PUC desde seu desenvolvimento até obras atuais executadas pelo país, em municípios de diversos portes.

O SEBRAE apresentou no evento o programa Cidade Empreendedora, que visa contribuir para a melhoria do processo de licenciamento de obras nos municípios participantes, oferecendo soluções para o desenvolvimento urbano e econômico.

Vale lembrar que a pavimentação de concreto em vias urbanas, que começou com corredores de ônibus e hoje está presente também em vias de menor tráfego, é uma realidade no país. Essa expansão se deve às vantagens competitivas do PUC, como a vida útil até cinco vezes mais longa, comparada ao asfalto, a redução de custos na manutenção, a reflexão de luz até 30% superior ao asfalto e à consequente redução no consumo de energia elétrica das cidades. Além disso, esse tipo de pavimento também pode minimizar o aquecimento das vias em até 2°C e reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), segundo estudos do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

 
 

Tags:, , , , , , , , , ,

Revoke Consent