IMPRENSA

21/06/2010IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

PDE-BA quer melhorar qualidade nas fábricas em 2010

Após a realização de ações voltadas às áreas de Finanças e de Produtividade das indústrias de blocos nos últimos dois anos, o polo baiano do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) passa para uma nova fase em 2010. Neste ano, o objetivo do PDE em Salvador é aprimorar a qualidade das oito fábricas de blocos participantes.

A primeira atividade realizada foi o 7º Encontro de Fabricantes, quando o grupo pôde definir o cronograma de ações para 2010. Na ocasião, os profissionais também conferiram os resultados do Diagnóstico do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas MPE Brasil 2008/2009, e ainda assistiram a uma palestra do Sindicato Nacional da Indústria dos Produtos de Cimento (Sinaprocim) sobre o programa PSQ de Blocos, as exigências para acreditação do INMETRO e o processo das licitações públicas.

Em abril, foi promovido o I Módulo da Oficina da Qualidade. Nele, o consultor Henrique Amigo, do SEBRAE, além das aulas sobre Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) e sobre o Desenvolvimento do Manual da Qualidade, também fez visitas individualizadas nas indústrias do PDE-BA. “Nosso objetivo é mobilizar as empresas a melhorar a qualidade de seus produtos, fazendo com que elas conheçam os pontos vulneráveis dos seus processos produtivos e os coloquem sob controle com indicadores”, relevou a representante da ABCP na Bahia, engenheira Ana Gabriela Saraiva.

Com as ações programadas para esta nova fase do PDE-BA, a ABCP espera aumentar o número de implantações de melhorias dos programas anteriores, elaborar junto às fábricas um Manual da Qualidade e incentivá-las a se candidatarem ao Prêmio MPE Brasil e ao Selo da Qualidade da ABCP.

Tags:, , ,

Revoke Consent